Criança tem o direito de ser criança

Na perspectiva dos direitos das crianças indígenas, o principal direito que lhes é violado é o direito à terra, um direito omitido no Estatuto da Criança e do Adolescente, e que é fundamental para a garantia dos demais direitos.

“No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de Cultura. Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para à infância e à juventude.” (Art. 58 e 59 do ECA)

“Seu Miguel é um personagem que representa a solidão, sentimento presente na vida de muitas pessoas, influenciadas pela falta de relações reais. A peça fala do cuidar do outro e principalmente de nós mesmos, abordando assuntos como amizade, companheirismo, amor e humanidade”, explica o roteirista Thales Sauvo.

Todas as crianças, inclusive as indígenas, deveriam ser protegidas pelo estado e não assassinadas por ele. No último sábado, uma bomba explodiu no seio da sociedade brasileira. Crianças indígenas foram mortas, por ausência de ação e proteção, por parte da União. Não há como se calar diante dessa atrocidade!

Então, numa coluna dedicada às crianças, é preciso ter olhar o preocupado com o futuro delas. É urgente resguardar esse futuro. Gritar por elas, denunciar maus-tratos e garantir a todas, seus direitos constitucionais, sem que nenhuma delas precise pagar com a vida, por ausência ou negligência do Governo!

Até quando as cadeiras ficarão vazias nos teatros infantis? Isso é também sinal de um futuro catastrófico, atentem para isso, senhores!

Na Casa Laura Alvim, o espetáculo “Seu Miguel, Seu Miguel” apresenta exatamente aquilo que toda criança precisa ver e vivenciar. A obra dos artistas da Cia Grupo Depois do Ensaio apresenta um trabalho, que poderia ser resumido em apenas uma palavra, ingenuidade. E isso, todas elas merecem ter! Crianças merecem receber pílulas de amor diárias, para crescerem saudáveis!

O trabalho é belíssimo, colorido, com máscaras e bonecos, aonde o amor e a amizade contam história e promovem mudanças. As crianças gostam, elas são bem representadas no palco pela menina Nina, que leva sorrisos e encantamento ao Seu Miguel, ele é um artesão com medo de ir à rua e seus negócios parecem não estarem muito bem.

Ademir Lamego assina a iluminação, que está belíssima. Gilson Mota leva vida por meio dos figurinos, usou um tom pastel para o macacão de Seu Miguel e para Nina, cores mais vibrantes, essa troca ficou incrível!

O cenário apresenta bonecos de madeiras, um sonho! A vontade é de carregar um por um para casa! Um móbile imenso é pendurado no teatro, e assim um dragão, uma baleira e outros brinquedos voam sobre a cabeça dos personagens, lindo trabalho do Wan Olissant.

Não se faz Teatro sozinho, todos sabem disso muito bem, e temos que respeitar o diretor artístico Marcio Nascimento. A Cia Depois do Ensaio acertou quando fez o convite ao célebre artista. É possível ver as mãos do Márcio nessa obra. Ele sabe tudo de bonecos e sobre Teatro de Animação.

O movimento de corpo do Seu Miguel é prodigioso e quando o personagem atua com uma marionete, ficamos encantados. Lindíssima cena, tanto para adultos quanto para os baixinhos!

Thales e Marcio merecem muitos aplausos e as crianças merecem muito mais que Mercúrio, ou balas perdidas, precisam liberdade e segurança para serem crianças e serem tratadas como crianças. Exatamente por isso, elegi esse espetáculo, tão doce e inocente, com uma linguagem adequada aos pequenos espectadores.

Um espetáculo gentil e elegante, que traduz a vida em gestos e cores, no palco do Teatro da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema.

“Falar de amor em tempos de cólera é um respiro”, palavras do diretor Marcio Nascimento, palavras que merecem ser postas em ação, falemos mais de amor!

FICHA TÉCNICA

Roteiro, Concepção e Criação das Formas Animadas: Thales Sauvo

Direção: Marcio Nascimento

Assistente de Direção: Gabrielly Vianna

Intérpretes Manipuladores: Fabricio Neri, Gaia Patricia, Tammy Caroline e Thales Sauvo

Orientação Teatro de Máscaras e Preparação de Corpo: Rodrigo Sàngódaré

Orientação Bonecos de Fio: Júlia Barnabé

Direção e Composição Musical: Fabricio Neri

Arranjador e Multi-instrumentista: Tavares

Figurino: Gilson Motta

Assistente de Figurino: Gaia Patricia

Costureira: Edvalda Moura

Cenário: Wan Olissant

Cenotécnico: Delcyr da Hora Ferreira

Adereços: Andreá Souza

Perucaria: Cleber de Oliveira

Assistente de Perucaria: Vitor Martinez

Iluminação: Ademir Lamego

Direção de Produção na criação: Julio Venancio e Thales Sauvo

Produção Executiva na criação: Juliana Gonçalves

Assistente de Produção na criação: Naomi Savage

Produção Executiva: WDO Produções

Realização: Grupo Depois do Ensaio

Fotos: Divulgação

SEU MIGUEL, SEU MIGUEL

Temporada até 12/2

Sábados e domingos, às 16h

Casa de Cultura Laura Alvim

Av. Vieira Souto, 176, Ipanema

Duração 50 minutos

Classificação Livre

Ingressos R$ 40 e R$ 20 (meia)

Vendas pelo site da Funarj: funarj.eleventickets.com

Informações (21) 2332-2016