Para a redução do contágio, os governos dos estados publicaram decretos e medidas preventivas na intenção de controlar a rápida disseminação do coronavírus. Rio de Janeiro e São Paulo decretaram estado de emergência. O estado de São Paulo teve a primeira morte registrada de uma pessoa em decorrência do coronavírus, um homem de 62 anos. A informação foi publicada pela colunista Mônica Bergamo no jornal Folha de S. Paulo.
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, fez um apelo a empresários para que fechem academias e restaurantes, após decreto que proibiu aglomerações e suspendeu por 15 dias as aulas nas escolas estaduais e municipais e o funcionamento de cinemas, teatros, casas de shows e a realização de eventos.
Em São Paulo, o governo fechou museus, teatros, bibliotecas e centros culturais operados pelo estado por pelo menos 30 dias, a partir desta terça-feira (17). Entre os aparelhos do Estado fechados estão a Sala São Paulo, o teatro Procópio Ferreira, a Estação Pinacoteca, o Museu do Futebol, o Paço das Artes, a Casa das Rosas e o Museu da Imagem e do Som (MIS), inaugurado na última sexta (13), com uma exposição com fotografias de John Lennon.
A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), a Orquestra do Theatro São Pedro e a São Paulo Companhia de Dança também suspenderam suas atividades.
No cinema, grandes lançamentos previstos para final de março e abril, como “Mulan” e o “007 – Sem Tempo para Morrer”, foram adiados pelas distribuidoras, temendo fracassos de público.
Os espetáculos “Donna Summer Musical” também foi suspenso até abril. Bem como, a estreia da megaprodução “Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate”, prevista para a próxima quinta (19) e “Elsa foram cancelados por tempo indeterminado.
Outros grandes eventos foram cancelados ou adiados, o Festival Lollapalooza e a Virada Cultural, evento que no ano passado reuniu mais de 5 milhões de pessoas, em São Paulo, foi adiada para setembro.
Na Bahia, o prefeito de ACM Neto de Salvador também suspendeu as aulas nas redes municipais e privadas, bem como proibiu o funcionamento de cinemas e academias por 15 dias a partir de amanhã, quarta-feira, 18.
Um decreto publicado pelo governo do Distrito Federal, que inicialmente já havia suspendido as aulas em escolas e universidades, proibiu o funcionamento de academias, museus, cinemas e teatros.
Já é previsto um impacto econômico nas próximas semanas, alguns setores, como o da Cultura, já sentem o reflexo dessa crise, sem previsão de término.
Apesar do decreto do governador do Rio, milhares de cariocas foram à praia no último final de semana. Patrulhas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros fizeram constante ronda na orla e pediram para os banhistas acatarem as recomendações e retornarem as suas casas. O governador Wilson Witzel ainda disse que a Polícia Militar poderia evacuar as praias, se fosse necessário, para impedir a aglomeração de pessoas. Entretanto, será difícil controlar o carioca, acostumado ao ar livre, ao calçadão e à areia da praia. Poucas pessoas usavam máscaras na orla nesse final de semana.
A empresa Rede Globo paralisou as gravações das novelas “Salve-se quem Puder”, “Amor de Mãe” e “Nos Tempos do Imperador”. Essa última, que deveria estrear dia 30 de março no lugar de “Éramos Seis”, novela das seis, mas teve o lançamento adiado.
Ao término de Éramos Seis, no próximo dia 27, a emissora exibirá, a partir do dia 30 de março no mesmo horário, uma versão resumida de “Novo Mundo” (2017), escrita por Thereza Falcão e Alessandro Marson, a novela retrata a transformação do Brasil com a chegada da família real portuguesa. A trama é ambientada no período que antecede a história de “Nos Tempos do Imperador”, dos mesmos criadores. Toda programação será adaptada para este período de “quarentena”.
Numa tentativa de colaborar com as medidas preventivas adotadas contra o coronavírus e segurar as pessoas em casa por mais tempo com entretenimento televisivo, as operadoras de TV por assinatura Claro/NET, Sky, Vivo TV e Oi TV liberaram diversos canais gratuitamente como parte dos esforços em meio à pandemia do novo coronavírus. Somente a Sky, maior empresa do setor, abriu os sinais de mais de 70 emissoras. Já a Claro, dona da NET, disponibilizou canais jornalísticos, esportivos e de filmes.
A Globo anunciou que todo o arsenal de canais pagos também está disponível a partir de hoje: desde o jornalismo da GloboNews, passando pelos esportes dos inúmeros canais SporTV, e ainda os programas nostálgicos do Viva e o conteúdo musical do Multishow, entre outros.
Os eventos esportivos também sofreram alterações em todo país. A CBF decidiu suspender as competições nacionais por tempo indeterminado. Entretanto foi dada autonomia para que as federações deliberassem sobre os campeonatos estaduais. Mesmo frente aos decretos de cada estado e medidas preventivas adotadas, nem todos os jogos estão suspensos. Alguns torneios seguem sendo disputados normalmente, enquanto outros realizam suas partidas com portões fechados, sem a presença de torcedores nos estádios.
O campeonato da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) foi suspenso por 15 dias. Em Santa Catarina e Paraná o prazo de paralisação é indeterminado.
Nas quartas de final previstas para o próximo fim de semana, o Espírito Santo mantém os jogos agendados, mas com os portões dos estádios fechados. Já Minas Gerais e São Paulo paralisaram seus campeonatos por tempo indeterminado, enquanto o Rio de Janeiro estabeleceu suspender inicialmente prazo de 15 dias.
No Mato Grosso, o último comunicado dava conta de que o campeonato seguiria sendo disputado de maneira normal. No Mato Grosso do Sul, decidiram por fechar os portões.
Em Goiás, as partidas do fim de semana tiveram portões fechados, mas, após reunião a ser realizada nesta terça-feira (17), o torneio pode ser paralisado. No Distrito Federal, a rodada do fim de semana foi antecipada para esta quarta, com portões fechados. Depois disso, federação fará nova avaliação.
Alagoas, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Sergipe paralisaram os campeonatos. Nesta terça-feira, Ceará deve tomar a mesma atitude. Até mesmo a Copa do Nordeste, que é um torneio regional, foi interrompida. Paraíba, Piauí e Rio Grande Norte mantêm os torneios em andamento, mas com portões fechados.
Na Região Norte, os campeonatos seguem normalmente (Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia e Tocantins). Apenas no Amapá, decidiram pelo fechamento os portões. Já a federação do Pará se reúne hoje, podendo vir a paralisar o torneio.
A recomendação do Ministério da Saúde é para que a população acompanhe as determinações de seus municípios e governos e colaborem, de modo a reduzir o contágio e o aumento exponencial de casos. O sistema SUS de saúde e privado não podem ficar sobrecarregados, não haverá estrutura, nem equipe de saúde, nem insumos suficientes para atender a todos.