Se há um lugar onde dá para esquecer da vida lá fora e dá vontade de não ir embora, esse lugar é a Ilha Grande. A apenas 125km e 1h e meia de barco da capital fluminense, é possível encontrar um paraíso para relaxar desconectando-se do mundo exterior. Não há carros, nem asfalto, tampouco bancos, ou telefones tocando. O lema local é aproveitar o dia. Na ilha há muita opção de lazer, uma variedade enorme de passeios náuticos, escunas, lanchas e uma infinidade de roteiros. Além do mar, passeios por trilhas a pé, ou de bicicleta.
Para os mais aventureiros, que tiverem fôlego e disposição, trilhas mais longas e elevadas, como a subida ao Pico do Papagaio (982m de altura), com vistas que compensam o esforço. Pode-se ficar mais de 15 dias na ilha e não conhecer tudo.
Claro, numa ilha as principais atrações são as praias. Especialmente quando se trata de uma ilha paradisíaca com 193 km² de área, cercada pelas águas cristalinas de Angra dos Reis e coberta pelo intenso verde da Mata Atlântica. Paisagens espetaculares, deixam o turista boquiaberto. Destaque para as praias de Lopes Mendes e do Aventureiro, para as Lagoas Azul e Verde, a cachoeira da Feiticeira com 12m de altura e a Gruta do Acaiá. Nessa última ocorre um fenômeno incrível, a água fica completamente iluminada entre as fendas da gruta, abaixo do nível do mar, esse registro só pode ser observado em dias de sol, parece mágica.
Existem, na Ilha Grande, duas construções do século XIX, conhecidas como Ruínas do Lazareto e Aqueduto, que valem a visita. Assim como, as ruínas do antigo presídio Cândido Mendes, antiga Colônia Penal de Dois Rios, desativado desde 1994, conhecido por ser o local onde nasceu a facção criminosa Comando Vermelho. A ilha é cheia de mistérios, lendas e segredos, para desvendá-los o visitante precisará disposição, tranquilidade e vários dias.
Há uma variedade de pousadas na ilha, para todo tipo de viajante. Das mais simples, as mais sofisticadas e até ecopousadas, com estrutura de hotel 5 estrelas. Também existem campings, com alguma estrutura, próximos ao principal porto, na Vila do Abraão, onde está também concentrado o pequeno comércio local.
As barcas para a Ilha Grande saem dos portos de Mangaratiba (saída às 8h), de Conceição de Jacareí (que tem a maior oferta de horários, praticamente de meia em meia hora, das 8h às 13h, depois de uma em uma hora, até às 18h e às 22h) e de Angra dos Reis (saída às 10h). A tarifa custa 17,30 reais.
Foto Ferran Feixas