Festival Mimo Para Crianças na Tijuca de graça

Festival Mimo Para Crianças chegou ao Rio em 2022, com 50 atividades gratuitas em diversos pontos da cidade Há 17 anos em cidades históricas de Brasil e Portugal, reunindo mais de 500 concertos emblemáticos, de Herbie Hancock a Egberto Gismonti, o Mimo Festival ganha uma versão infantil inédita no Rio em janeiro. Idealizado e dirigido por Lu Araújo, o Mimo para Crianças manterá o desenho do evento original: atrações de alta qualidade artística oferecidas gratuitamente.

No caso da edição mirim, serão 50 atividades realizadas nas zonas Sul, Norte, Oeste e Centro do Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de janeiro, ocupando alguns dos equipamentos culturais da Prefeitura, entre eles a Areninha Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira, e o Museu Histórico da Cidade, na Gávea, que virou point este ano, onde haverá oficinas, música, contação de histórias e o concerto da Orquestra de Cordas da Grota, com repertório, cuidadosamente escolhido, que vai de Bach, Mendelssohn e Mahler até a brasilidade de Cartola, Jacob do Bandolin e Sivuca.

O “MIMO Para Crianças” estará domingo, dia 16, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, com atividades gratuitas desde às 14h30, realizadas em espaço aberto, nos aconchegantes jardins do casarão tombado pelo patrimônio histórico e cultural.

O festival vai ocupar ainda espaços como o Centro Cultural Parque das Ruínas, em Santa Teresa, a Arena Carioca Abelardo Barbosa (Chacrinha), em Pedra de Guaratiba, a Areninha Carioca Gilberto Gil, em Realengo, o Centro Cultural Professora Dyla Sylvia de Sá, na Praça Seca, a Biblioteca Euclides da Cunha, na Ilha do Governador, o Buraco do Padre, no Engenho Novo.

Atividades de música, teatro, circo, artes, sustentabilidade e literatura, desdobradas em shows, espetáculos, oficinas, jogos e brincadeiras, farão parte da programação que tem como principal objetivo estimular o território sensorial e a capacidade criadora das crianças. Questões que o festival aborda desde sempre não estarão de fora na versão infantil, como a cultura negra, a identidade de gênero, a aceitação dos nossos corpos e a sustentabilidade, que precisa ser cada vez mais incentivada. Entre as atrações confirmadas, o cantor Zeca Baleiro se apresenta com o show “Zoró Zureta”, na Areninha Carioca Fernando Torres, no Parque de Madureira e Simone Mazzer leva o espetáculo “Corpinho” para o Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Ialodê Charmite vai exercitar o lúdico com contação de histórias, assim como Wilson Jequitibá e os Tapetes Contadores de História. Artes performáticas darão o tom no grandioso evento.

“É bacana perceber que o público do Mimo foi construindo suas famílias. E esse braço inédito foi criado para eles poderem curtir juntos, com uma programação plural e de qualidade, que é uma premissa do festival”, diz Lu Araújo. O Mimo para Crianças é apresentado por Ministério do Turismo, Prefeitura do Rio – por meio da Secretaria Municipal de Cultura – e Petrobras.

PROGRAMAÇÃO DE DOMINGO– DIA 16/1

CENTRO DA MÚSICA CARIOCA ARTUR DA TÁVOLA (Tijuca)

14H30 • LENA MARTINS

Oficina O bebê Abayomi

Artesã e escritora maranhense, radicada no Rio, Lena Martins vai ensinar aos participantes de sua oficina a técnica de confecção da boneca Abayomi. Preta, sem traços faciais definidos e sem a utilização de cola ou costura, ela é feita a partir de um retalho de malha ou tecido e ervas aromáticas. A ideia de criar a Abayomi surgiu em 1987, quando ela era coordenadora de animação cultural do Ciep Luiz Carlos Prestes, na Cidade de Deus, e integrava o Movimento de Mulheres Negras. Antes, confeccionava bonecas de pano e de palha de milho. Quando começou a ganhar um formato, era só “uma boneca preta, sem costura ou cola”, nem nome tinha. O projeto dos bebês Abayomi (“meu presente’, em yorubá) cresceu e deu origem à Coop Abayomi, espaço em Santa Teresa, que reunia artesãs negras e virou referência na época. A oficina é uma dinâmica de sensibilização, que fortalece a autoestima e o reconhecimento da identidade afrobrasileira, destaca Lena.

16H • SARA e NINA

Show Como latir nesse mundo cão

A dupla de drag queens apresenta no MIMO um show especial para crianças, “Como latir nesse mundo cão”, em que dá novas leituras a músicas que marcaram suas infâncias e adolescências. Elas serão acompanhadas pelo violão de Marco Scolari, também responsável pelos arranjos. No repertório, há desde cantigas de roda a sucessos da Xuxa e do Balão Mágico até composições de Chico Buarque. “Um show para crianças de todas as idades, das crianças que habitam em nós”. Cantoras e atrizes que fazem da arte um veículo de transformação, Sara e Nina se apresentam como dupla desde 2014. Fizeram sucesso com o show “Minhas mulheres tristes” (2016), onde homenageavam as vozes femininas que marcaram a música brasileira nas décadas de 1940 a 1970, e estão lançando o álbum “Céu de framboesa”.

FESTIVAL MIMO PARA CRIANÇAS

Local:Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, nº 824, na Tijuca

Informações: (21) 3238-3831 / 3238-3880

Classificação livre

Todas as atividades têm entrada franca.

Os espaços estão sujeitos à lotação.

Atividades sujeitas à lotação.

Programação sujeita à alteração.