O Brasil concorre ao Oscar deste ano, que acontece dia 9 de fevereiro, na categoria de melhor documentário com “Democracia em Vertigem”, produzido pela cineasta mineira Petra Costa.
O filme, lançado em 190 países, narra a transformação do panorama político do país, mostra momentos marcantes da história que antecederam o afastamento da presidente Dilma Rousseff da presidência, em 2016 e todos os bastidores do impeachment.
Petra nasceu em Belo Horizonte e foi morar em São Paulo ainda criança. Cursou Artes Cênicas na Universidade de São Paulo (USP) e se formou em Antropologia pela Columbia University, em Nova York.
O longa “Democracia em Vertigem” é o quarto filme assinado pela diretora e está disponível na Netflix. Petra também dirigiu Olhos de Ressaca (2009), Elena (2012) e Olmo e a Gaivota (2015).
Os belo-horizontinos devem estar orgulhosos de ter uma mineira no tapete vermelho. Serão premiados os melhores atores, técnicos e filmes de 2019. A cerimônia acontece no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia.
Foto Divulgação / Documentário Democracia em Vertigem