O Parque Nacional do Itatiaia, primeiro Parque Nacional do Brasil, foi criado em 14 de junho de 1937, por decreto, pelo Presidente Getúlio Vargas, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza localizada no maciço do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados Rio de Janeiro e Minas Gerais. Na região Sul Fluminense, também conhecida como Região das Agulhas Negras, o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) abrange municípios de Itatiaia e Resende. Já no sul de Minas Gerais, abrange parte dos municípios de Itamonte e Bocaina de Minas. O parque possui vários atrativos tanto na parte alta quanto na parte baixa da unidade. Na alta encontram-se atrativos naturais como o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruoca e a Pedra do Altar. Já na baixa, encontram-se o Lago Azul, Cachoeira Poranga, Piscina Natural do Maromba, Cachoeira Itaporani, Cachoeira Véu de Noiva e os Três Picos.
Para chegar ao parque saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, o visitante deve seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até a cidade de Itatiaia, na altura do km 318. A viagem dura aproximadamente 2h30 vindo do Rio e 3 horas para quem vem de São Paulo.
O acesso é limitado e fiscalizado, o ingresso para o público geral custa em média R$ 33, mas residentes no Brasil, com comprovante, pagam 50% (R$17) e moradores das cidades do entorno do parque apenas 3 reais. Há também desconto especial de 25% para visitantes do Mercosul.
As opções de lazer no interior do parque são inúmeras, existem diversas trilhas sinalizadas apropriadas para a caminhada tanto na parte baixa quanto na parte alta do parque, assim como trilhas destinadas ao ciclismo. O Itatiaia é considerado um dos melhores locais do mundo para observação de aves e durante o horário da manhã é possível a observação também de mariposas e borboletas.
Muitos profissionais procuram a região para a prática de escaladas, há muitas formações rochosas na Parte Alta: Camelo, Couto, Prateleiras, Altar e o procurado Pico das Agulhas Negras, com 2.790,94 m de altitude, ponto culminante do estado do Rio de Janeiro, terceiro ponto mais alto do estado de Minas Gerais, e o quinto mais alto do Brasil. Para atingir os picos das Prateleiras e Agulhas Negras, o acesso é pela portaria de Itamonte, 60 quilômetros adiante da portaria principal, seguindo pela Via Dutra até a BR-354. É importante ter preparo físico, equipamento adequado e estar acompanhado de guia especializado e regulamentado. Uma das trilhas mais procuradas no parque é a Trilha dos Três Picos, que oferece uma caminhada no meio da mata com aproximadamente um dia de duração.
O parque ganhou, em 2016, uma atração voltada aos pequenos, a Calçada da Fauna, na entrada do Centro de Visitantes. Onças-pintadas, tamanduás, pacas, furões, tatus, veados mateiro, iraras e jaguatiricas tiveram suas patinhas reproduzidas em placas de cimento, nos moldes da Calçada da Fama, de Hollywood.
Conhecer o Parque Nacional do Itatiaia é um privilégio, respirar ar puro, cercado pela mata atlântica exuberante, 30 mil hectares de verde, cachoeiras, trilhas, formações rochosas únicas, animais silvestres e rica flora. Um lugar para apreciar e preservar, onde é possível estar desconectado do mundo urbano e em perfeita sintonia com a natureza.
Foto Marcelo de Podestá
Parque Nacional do Itatiaia
Estrada Parque Nacional Km 8,5, Itatiaia, RJ
Informações: (24) 3352-1292 / 3352-2288 / 3352-6894