Setembro Amarelo salva vidas

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão afeta cerca de 5,8% da população brasileira, o que corresponde a 11,5 milhões de pessoas. O Setembro Amarelo tem como o objetivo debater o tema, para a prevenção e orientação sobre a saúde mental.

A inciativa da criação da data aconteceu em 2015, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Doenças relacionadas a área mental e emocional, como a depressão podem ser perigosas e evoluir para a morte.

Esteja atento, conheça alguns sinais que merecem atenção:

– Mudanças repentina de humor

– Tristeza

– Ganho ou perda de peso

– Insônia

– Sono em excesso

– Perda de energia ou fadiga acentuada

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

Esta é uma página completa com material disponível para auxiliar a todos. Assim sendo, aproveite os nossos materiais e participe da nossa campanha durante todo o ano.

São diversos materiais de uso público: Diretrizes para a Divulgação e Participação da Campanha Setembro Amarelo®, materiais online para download, a Cartilha Suicídio Informando para Prevenir e todo o material para a imprensa.

Participe conosco, divulgue a campanha entre os seus amigos e nos ajude a salvar vidas!

http://www.flip3d.com.br/web/pub/cfm/index9/?numero=14

Fonte: Campanha Setembro Amarelo https://www.setembroamarelo.com/

Colaboração site vivaassim.com.br