Em 2018, uma pesquisa lançada pela ANCINE revelou que, em 2016, nenhum conteúdo lançado comercialmente teve participação de mulheres negras nas equipes de direção, produção executiva e roteiro. Em apenas 13,3% dos filmes analisados havia a presença de negros no elenco principal. Desde então, o Cinema Nosso lançou o projeto “Empoderamento e Cinema – Jovens Negras no Audiovisual” com o intuito de promover a inserção de jovens negras na cadeia produtiva do audiovisual e estimular o empreendedorismo e autonomia dentro do setor. Hoje, a segunda edição do curso abre inscrições até janeiro de 2021.
Para esta segunda turma do programa, serão três cursos de formação no formato semipresencial: Produção de jogos, Cinema e Roteiro para séries. A grade também é composta pelo módulo introdutório de Narrativas e Linguagens Audiovisuais, além de atividades complementares como webinários e lives, que trarão temáticas específicas sobre a área de cinema, jogos e séries, inspirações e gestão de carreiras e empreendedorismo. “Manter a formação, capacitação e possibilidades de inserção no mercado é de suma importância neste momento”, diz Mércia Britto, diretora do Cinema Nosso.
O projeto é destinado a jovens negras, moradoras da cidade do Rio de Janeiro, com idade entre 15 e 29 anos e estudantes do ensino público estadual e federal. A iniciativa também encoraja inscrições de mulheres indígenas, trans e refugiadas. “Ter acesso ao projeto me abriu muitas portas e atualmente, mesmo em poucos meses de formada, já estou inserida na área”, afirma Bruna Aguiar, ex-aluna da formação em Cinema.
O processo seletivo ocorrerá em três etapas. A primeira parte corresponde às inscrições, que estarão abertas no dia 25 de novembro de 2020 e vão até 17 de janeiro de 2021. A previsão de início do curso é em fevereiro de 2021. A iniciativa conta com o patrocínio da ONS e Radix, através da Lei do ISS, via Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
1ª turma do “Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual”
A primeira edição do projeto foi concluída em outubro de 2020, com a formação de 30 jovens negras nas áreas de Cinema de ficção, Cinema documental e Produção de Jogos. Foram produzidos dezesseis curtas-metragens, cinco roteiros originais e o jogo analógico “Nia – A jornada de uma jovem negra”. “O jogo é como se fosse uma reparação histórica. Nós decidimos fazer cartas de perguntas e curiosidades sobre personalidades, movimentos e momentos importantes da cultura brasileira, mas que foram protagonizados por pessoas negras. Eu descobri muita coisa enquanto fazia as cartas, coisas que nem sequer comentaram na escola, que mudaram o rumo do Brasil”, define a estudante Clara Santos, uma das responsáveis pelo conteúdo do jogo.
Sobre o Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural que, ao longo de sua trajetória, trabalha para proporcionar experiências de tecnologia e inclusão para a produção de narrativas juvenis, fomentando a cadeia produtiva do audiovisual no Rio de Janeiro. Foi constituído informalmente em 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, o Cinema Nosso é reconhecido como uma das maiores escolas populares de audiovisual na América Latina, com mais de 5000 jovens formados em seus cursos, metodologia Certificada no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2019 e premiada pelo Itaú social 2017; recebeu o prêmio Economia Criativa, Ministério da Cultura 2012 e o prêmio Rio Sociocultural, 2010. Em 2020, foi uma das organizações contempladas pelo edital Criança Esperança em parceria com a UNESCO.
Processo Seletivo Ano II projeto “Empoderamento e Cinema: Jovens Negras no Audiovisual”
Período de inscrição: 25/11 a 17/01/21
Divulgação de selecionadas para a etapa 2: 22/01
Pré-seleção: 22/01 a 27 /01
Divulgação para a última etapa: 29/01
Seleção: 4/02 a 18/02
Divulgação das selecionadas: 19/02
Link para inscrição:
Formação em Roteiro para Séries