O Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, coordenado pelo diretor artístico Rubens Kurin, ao longo deste período de isolamento tem promovido diversos festivais de música on-line e oferecido excelentes “lives” ao público, que anteriormente estava habituado a acompanhar a seleta programação no espaço.
Em comemoração ao dia do Violeiro, 18 de maio, o Centro da Música Carioca promove o festival Virtual Rio de Violas, de hoje (20/5) até domingo (24/5) como uma homenagem à cultura popular e oferece uma variada programação pela rede social do Facebook dos artistas convidados e do próprio Centro da Música Carioca.
Programação:
Dia 20/05 – quarta-feira às 16h
Família Bonna
Facebook: henrique.bonna e CentroDaMusicaCarioca
Olívio Bonna (Pai), Jô Bonna (mãe) e Henrique Bonna (filho) formam o grupo de viola e cantoria “Família Bonna”. Com três CDs gravados e inúmeros shows em 20 anos de história, o grupo apresenta a genuína música caipira brasileira.
Dia 21/05 – quinta-feira às 20h
Thiago Pires
Facebook: thiago.pires.39142 e CentroDaMusicaCarioca
“Uns diriam ser causo, eu diria que se não for verdade, também não é mentira!”
Você pode ter visto Thiago Pires tocando trompete em uma fanfarra (Fanfarrada), cantando com uma orquestra (Pro Arte) ou com a viola e o violão em um de seus trabalhos autorais (Sotaques/Sacidoremi). Além de compositor e multi-instrumentista Thiago é educador (Escola de Música da Rocinha) e pesquisador de música (USP) e cultura popular (Musicachaça).
E como a Viola é um símbolo de nossa cultura, daquela mais brasileira, é com essa ferramenta que “cavuca” para entender a terra Brasil.
Dia 22/05 – sexta-feira às 20h
Almir Côrtes – violas machete e caipira
Facebook: almircortesmusico e CentroDaMusicaCarioca
Almir Côrtes possui 6 CDs lançados e vem realizando concertos e oficinas no Brasil, Europa e Estados Unidos. Graduado em violão pela UFBA e com Pós-Doutorado pela UNICAMP na área de Performance. Integrante e arranjador da Orquestra Filarmônica de Violas. Já dividiu o palco com artistas com Proveta, Ivan Vilela, Paulo Freire, João Paulo Amaral, David Grisman e Howard Alden. Atualmente, é professor da UNIRIO, onde coordena também a Orquestra de Cordas Dedilhadas.
Dia 23/05 – sábado às 18h
Bruno Reis
Facebook: bruno.de.c.reis e CentroDaMusicaCarioca
Em 2004, trabalhou no projeto “Obras Coloniais e Imperiais Brasileiras de Autores Anônimos” (2004), quando iniciou o trabalho profissional com viola. Aprovado em editais como: FUNARTE, BNDES, CCBB, Caixa Cultural, Museu Villa-Lobos, SESC-RJ e SMC do Rio de Janeiro e Niterói. Produziu, arranjou e gravou os álbuns: “Pedra Lispe” (2011) com o grupo homônimo, apoiado pelo Fundo de Apoio a Música; “Descalços sobre a Terra” (2012), lançado no Brasil, Europa e Japão pela Elephant Records e “O que a Terra quer Ver” (2016), ambos de Flávia Muniz. Fez participações nos álbuns de Gustavo Melo, Mel Ferraz, Beth Albano e Rio Pandeiro. Tocou com Chico César, Xangai, Teresa Cristina e Rita Benneditto. Atualmente prepara um álbum de músicas autorais para viola solo.
Dia 23/05 – sábado às 20h
Jaime Alem
Facebook: jaime.alem.9 e CentroDaMusicaCarioca
Neste trabalho Jaime explora a multilinguagem da viola, variedade de timbres, toca temas de estilos diversos, de regiões diferentes do Brasil, montando um verdadeiro mosaico da presença da viola, de sotaques e linguagens ricas em ritmos e melodias.
Dia 24/05 – domingo às 11h
Andréa Carneiro
Facebook: andrea.carneiro.948 e CentroDaMusicaCarioca
Violeira carioca, mestra em Música Brasileira (UNIRIO). Publicou como organizadora o livro Viola Instrumental Brasileira (Artviva Editora, 2005). Em 2010, gravou “Chegança”, seu primeiro CD autoral. Há 20 anos se apresenta e desenvolve trabalhos solo e em grupo, e de pesquisa com o instrumento viola. Atualmente participa do Movimento Rio de Violas.
Agendem as datas e horários e boa diversão!