Evento infantil inclusivo conta histórias com tradução em Libras

A MultiDom Educação Inclusiva, com o apoio do Laboratório de Inovação Cidadã da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realiza no sábado, dia 31 de outubro, às 16h, a live Amigos da Inclusão, em comemoração ao mês das crianças. Haverá contação de história, oficina de arte, educação ambiental e cuidados para o combate à Covid-19.

Segundo a fundadora da MultiDom, a empreendedora social Rosiane de Mello, o propósito da live evento é proporcionar para todas as crianças, já que o evento contará com recursos de acessibilidade como tradução em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), áudiodescrição e legendas, um espaço para entretenimento e aprendizados sobre inclusão e cidadania.

A pró-reitora de extensão e coordenadora do Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, Ivana Bentes, destaca que ações como a que MultiDom promove no dia 31 de outubro, traz a questão das pessoas com deficiência para o cotidiano da sociedade. — Acho que é decisiva esse tipo de iniciativa para se ter uma vida mais empática, inclusiva, porque pessoas com deficiência são pessoas ativas, produtivas que vivem os seus cotidianos. É uma atitude fundamental, avalia Ivana Bentes.

De acordo com a pró-reitora, o projeto da MultiDom foi selecionado para o Laboratório de Inovação Cidadã da UFRJ, porque, justamente, ele traz uma contribuição para transformar pela inclusão, através das suas ações, das suas propostas. — É por isso que a UFRJ apoia esse projeto, afirma Bentes.

A programação da live evento terá uma hora de duração e para manter a atenção das crianças, Rosiane de Mello, conta que a estratégia é uma porção de afeto, outra de atenção, cenário lúdico e colorido e também com a empatia dos bonecos de pano da MultiDom que representam personagens com deficiência como, por exemplo, o autista, o down, o cego, o surdo, o cadeirante.

Ao final do evento o que se pretende é alcançar um olhar mais atencioso da sociedade para a inclusão.

— O primeiro impacto é estimular a conscientização de que todas as crianças têm direito a brincar e se divertir e, claro, também transformar esse olhar da sociedade para as questões da inclusão, finaliza Rosiane.

  

LIVE AMIGOS DA INCLUSÃO

Dia 31/10 (sábado), às 16h

Facebook: multidom.educacaoinclusiva

Youtube: pontaodaeco

Foto divulgação