Espetáculo ‘Eu Sou Você’ exalta a força feminina com música, dança, teatro e cantos ancestrais em paisagens do Rio

Montagem de Allegra Ceccarelli faz temporada itinerante até 30 de novembro em espaços públicos no Rio como o Aterro do Flamengo e Museu do Amanhã; em bairros como Engenho de Dentro, Madureira e Realengo; chegando também a Paquetá e Niterói

Espetáculo de Allegra Ceccarelli, Eu Sou Você segue em temporada como performance itinerante até 30 de novembro em paisagens do Rio de Janeiro, buscando transformar o ambiente urbano em palco vivo e democrático, realizado à luz do dia e sem aparatos técnicos. Com música, dança, teatro físico, cantos ancestrais e elenco exclusivamente feminino em cena. Formado pelas atrizes Ayo Faria, Caroline Gerheib, Claire de Lua, Dan Macedo, Emiliana Marajoara, Letícia Ramos, Lucia Tucuju, Siwatu Abeo Titilayo, Tatjana Vereza e Allegra Ceccarelli, esta última, a idealizadora e diretora que se integra ao grupo de diferentes idades, etnias, culturas, corpos, identidades de gênero.

A performance apresenta as artistas como “grávidas”, utilizando ventres cenográficos de material orgânico que carregam mudas de árvores nativas brasileiras que, ao final de cada apresentação, são doadas ao público. Uma performance-rito que atravessa corpo, ancestralidade e território, permeando a conexão entre desmatamento da natureza, urbanização desenfreada, herança colonial e violência contra a mulher.

Máscaras, também confeccionadas com materiais orgânicos, evocam a imagem da mãe-ancestral – ora terrível, ora acolhedora. O espetáculo se constrói como denúncia e oferenda: mulheres bicho-planta que reclamam a terra de volta para si, costurando dança, teatro físico e cantos ancestrais. A concepção imagética parte da pesquisa de Allegra Ceccarelli, diretora e performer, que desde 2015 investiga a técnica ancestral da dança-teatro balinesa em diálogo com culturas indígenas e afro-brasileiras, exaltando as múltiplas concepções de mães do Brasil. Sem falas, a obra é embalada por música ao vivo, executada pelas performers, criando uma experiência imersiva, coletivista e ecofeminista.

O espetáculo faz temporada até 30 de novembro na cidade do Rio de Janeiro e em outros municípios fluminenses pelo edital e Fluxos Fluminenses 2024/2025 da SECECRJ.

Foto crédito: Felipe Cabral

FICHA TÉCNICA
Idealização e direção: Allegra Ceccarelli
Elenco: Ayo Faria, Caroline Gerheib, Claire de Lua, Dan Macedo, Emiliana Marajoara, Letícia Ramos, Lucia Tucuju, Siwatu Abeo Titilayo, Tajana Vereza e Allegra Ceccarelli
Figurinos: Ticiana Passos
Adereços: Dafne Nass
Direção de produção: Renata Grecco
Produção executiva: Flavio Loureiro
Assistente de produção: Lucas Ariel
Fotografia/still: Leo Aversa
Assessoria de imprensa: Passarim Comunicação & Sustentabilidade (Silvana Cardoso do E. Santo) e Marcelo Bartolomei
Assessoria de mídias digitais: Carol Danelli e Rafael Guimarães
Realização: RangdArt

SINOPSE
Cansada de ser silenciada e explorada, a Mãe Natureza renasce em corpos de mulheres “bicho-plantas” para reivindicar seu espaço. EU SOU VOCÊ é um ritual, uma oferenda em movimento que convida à pausa, ao encantamento e ao reencontro com o que nos é mais ancestral.

EU SOU VOCÊ, DE ALLEGRA CECCARELLI
Elenco: Ayo Faria, Caroline Gerheib, Claire de Lua, Dan Macedo, Emiliana Marajoara, Letícia Ramos, Lucia Tucuju, Siwatu Abeo Titilayo, Tatjana Vereza e Allegra Ceccarelli.

AGENDA NOVEMBRO
Sexta-feira, 21/11, às 17h
Parque Madureira, Nave do Conhecimento Madureira, Rua Manuel Marquês, S/N, Madureira

Sábado, 22/11, às 16h
Nave do Conhecimento Realengo, Parque Susana Naspolini, Rua Prof. Carlos Wenceslau, 290

Domingo, 23/11, às 16h
Caminho Niemeyer, Praça Popular de Niterói, ao lado do Teatro Popular de Niterói

Sexta-feira, 28/11, às 16h
Maricá

Sábado, 29/11, às 16h
Paquetá, Ponte da Saudade/Pedra dos Namorados

Domingo, 30/11, às 16h
Aterro do Flamengo, Posto 3

Tempo: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Gratuito

Projeto contemplado no Edital Fluxos Fluminenses, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc.


Mini Bio Allegra Ceccarelli

Artista carioca com mais de 20 anos de experiência como diretora, coreógrafa, performer, atriz, bailarina, cantora, professora e produtora cultural. Mestre em Artes Cênicas pela East 15 Acting School, em Londres. Possui residências artísticas no conservatório teatral GITIS- The Russian University of Theatre and Arts, em Moscou, e no Shakespeare ‘s Globe, em Londres. Em 2015 recebeu uma bolsa de estudos de dois anos para se aprofundar na ancestral dança-teatro balinesa na universidade ISI Denpasar, em Bali, Indonésia. Nos últimos dez anos, tem se dedicado a estudar as conexões entre arte e espiritualidade, performance e ritual, imergindo em comunidades locais e trabalhando com diversos mestres balineses, incorporando práticas transcendentais em sua obra. Para Allegra, a arte é um ritual, uma oração, onde seres humanos podem conectar seus corpos, mentes e almas com as energias da terra e do céu, permitindo-nos ser um vetor entre as diferentes dimensões.

Fundadora da RangdArt, uma companhia de arte-ritual-performativa-ecofeminista, Allegra desenvolve sua pesquisa sobre sustentabilidade, equidade de gênero, ancestralidade e misticismo. Sua obra explora as técnicas energéticas da dança-teatro balinesa, a incorporação de máscaras ancestrais e outras linguagens contemporâneas de teatro e dança, criando performances para o palco, a rua, espaços alternativos e videoartes experimentais. Seu último trabalho é o espetáculo Eu Sou Você.

Allegra também figura entre as idealizadoras dos festivais MenstruAÇÃO e Raízes. Entre 2020-2025 foi contemplada com os editais “Cultura Presente Nas Redes”, “Retomada Cultural RJ”, “Cultura Presente nas Redes 2”, “Casa de América”, “Fluxos Fluminenses” e “Fomenta Festival” da SECECRJ e “Arte & Escola”, “Fomento a Todas as Artes” e “Fomento a Cultura Carioca-FOCA” da SMC-RJ.