Dicas para uma vida longa e saudável

Envelhecer é uma realidade. Todos estamos experimentando ou iremos experimentar essa fase da vida. Já o envelhecimento saudável e sem esforço é um privilégio para poucos e, na maioria das vezes, se deve a um favorecimento genético.

Os “segredos” vão desde ter uma vida serena, tomar café todo dia, acordar cedo e viver em contato com a natureza. Para um envelhecimento saudável é preciso dedicação. Precisamos nos cuidar. Envelhecer bem, de forma ativa, com saúde e alegria é o objetivo de todos.

Para algumas pessoas, que sempre tiveram o hábito de se cuidar, o caminho está mais perto, considerando que não enfrentarão surpresas desagradáveis ao longo da vida. Porém, para a maioria, que faz tudo direitinho, mas às vezes praticam alguns excessos, será mais difícil alcançar esse objetivo. Veja algumas sugestões que podem ajudar:

1- Mantenha-se ativo
Procure inserir exercícios físicos em sua rotina. Escolha o exercício que mais lhe dê prazer, mas para um envelhecimento saudável é imprescindível trabalharmos os músculos. Além dos exercícios físicos, mantenha uma vida ativa. Ande, suba escadas, saia de casa. Evite ficar muito tempo deitado ou parado.

2- Alimente-se bem
Busque uma dieta saudável. Evite alimentos industrializados. Procure comer mais alimentos frescos. Inclua frutas e verduras na sua alimentação, mas até para as frutas não se pode haver excesso, principalmente para quem está acima do peso ou é diabético. Não se esqueça das proteínas. Com o passar da idade, as pessoas costumam comer menos carne e ovos. Um nutricionista ou um médico especialista pode ajudar você no cálculo da quantidade de proteína necessária para cada pessoa.

3- Cuide de sua visão e audição
Se você já passou dos 40 anos, procure um oftalmologista, provavelmente você já está tendo dificuldade para ler ou enxergar as coisas que estão perto com nitidez. Se você é diabético, precisa ir ao oftalmologista anualmente ou semestralmente.

4- Preserve sua saúde mental
A atividade física e a boa alimentação já ajudam muito na saúde mental. Estimule seu cérebro por meio da leitura. Tenha tempo para você e use esse tempo em atividades agradáveis. Medite ou saia para dar uma volta para arejar a cabeça. Caso sinta-se sem energia ou não consiga ver alegria em nada, procure ajuda profissional, não espere a situação se agravar.

5- Socialize e conviva
Está comprovado que quem preserva a convivência vive mais e melhor. Converse, passeie, entre para um curso, viaje, faça novos amigos.

Fonte: Blog Viva Assim

www.vivaassim.com.br