A voz potente da liberdade

Homenageado nas escolas de samba do Rio de Janeiro, pela Estação Primeira de Mangueira, no Acadêmicos do Cubango (Niterói) e no teatro, Luiz Gonzaga Pinto da Gama – Luiz Gama parece gritar além túmulo!

Negro nascido de uma escrava alforriada com um português senhor de engenho falido, vendido aos dez anos por seu pai, permaneceu analfabeto até os dezessete, autodidata, conquistou judicialmente sua própria liberdade e passou a atuar na advocacia em prol dos cativos, aos 29 anos já era um autor consagrado e considerado “o maior abolicionista do Brasil”. Negrinho fujão, andou literalmente do Rio até São Paulo e lá fez sua história, uma das mais bonitas do seu povo.

O legado de Luiz Gama deveria fazer parte das grades escolares do Brasil. Sua vida inteiramente dedicada à luta pela abolição da escravidão e pelo fim da monarquia no Brasil. Amigo do grande romancista Raul Pompéia (escritor da bela obra O Ateneu) e dono da décima quinta cadeira da Academia Paulista de Letras, alforriou mais de quinhentos escravos. Um rábula reconhecido pela OAB como advogado somente em 2013, 133 anos após sua morte, coisa de autodidata, porque isso, segundo Willian Waack, também “é coisa de preto” (referência feita na peça ao jornalista demitido por comentário racista em rede nacional)!

O espetáculo “Luiz Gama – uma Voz pela Liberdade” conta com um cenário simples e um memorial figurino, mas com interpretações emocionantes dos atores no palco!
O ator protagonista fez do seu trabalho um favor a sociedade brasileira.

A história do Brasil tão encoberta, merece esse descobrimento ou redescobrimento!
Falar sobre essa peça é relevante diante desta história de ouro, são cinco anos reverberando e ocupando espaços, fazendo ponte entre o racismo do passado e o racismo atual, provocando análises.

Todos nós, que lutamos contra as diferenças, temos um pouco de Luiz Gama conosco.
Essa história dá ao espectador, orgulho de ser brasileiro.

O espetáculo está on-line até hoje (18/12) no Teatro PetraGold, última apresentação às 20h. Os ingressos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla. Mas uma nova temporada já está prevista para janeiro de 2021, garante o ator Deo Garcez.

Ainda podemos mudar muito por meio da cultura e da arte, velhos conceitos já estão ultrapassados!

Ficha Técnica:
Texto: Deo Garcez
Direção: Ricardo Torres
Elenco: Deo Garcez e Soraia Arnoni
Áudio de apresentação (voz): Milton Gonçalves

Teatro PetraGold
www.teatropetragold.com.br
Classificação livre
Ingressos R$ 50 e R$ 25 (meia)
Garanta seu ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/67043/d/91833