Los Sebosos Postizos celebram Jorge Ben Jor no Festival Clássicos do Brasil

O Festival Clássicos do Brasil, que acontece em outubro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, promete reunir grandes encontros entre artistas e obras fundamentais da música brasileira. Idealizado e produzido pela PECK, o evento tem entre seus destaques um show que já vem emocionando plateias por todo o país: Los Sebosos Postizos apresentando o álbum A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor, na íntegra, no dia 12 de outubro. 

O grupo, formado por integrantes da Nação Zumbi, surgiu originalmente como uma homenagem em forma de festa temática a Jorge Ben Jor. A ideia inicial era apenas celebrar a obra do ícone da música brasileira entre amigos e fãs. “É uma honra tocar esse disco, revisitar uma obra tão à frente de seu tempo, feita no auge da ditadura e carregada de brasilidade, africanidade e afrofuturismo”, dizem os integrantes. O show apresenta o repertório completo do álbum, com algumas alterações na ordem das faixas para adaptar melhor ao formato ao vivo. Estão garantidos clássicos como Os Alquimistas Estão Chegando, Zumbi, Errare Humanum Est e Menina Mulher da Pele Preta. A proposta dos Sebosos não é atualizar o disco, mas apresentar suas próprias versões, com forte carga de psicodelia e personalidade. “Imprimimos nosso RG musical nessas canções”, explicam.

Sobre o festival, a banda afirma: “A importância de festivais como o Clássicos do Brasil, não só de manter a música brasileira, já que são encontros de tantos tocando grandes clássicos do Brasil, mas de um festival ser visto como uma resistência também. E os festivais têm esse papel importante, músicos vão assistir a um show, acabam assistindo o outro, o mundo se descobre, o mundo se propaga em meio a um festival desse porte.”

Sobre o Clássicos do Brasil

Criado pela PECK para celebrar canções e artistas brasileiros atemporais, o festival Clássicos do Brasil nasceu no Rio de Janeiro em 2023, ano em que homenageou o Nordeste levando à Marina da Glória grandes expoentes da música e da culinária da região. Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Chico César, Lenine, Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Nação Zumbi estrelaram uma programação que também contou com atrações como Paulinho Moska,  Jorge Aragão, Mart´nália, Xande de Pilares, Sorriso Maroto e Orquestra Petrobras Sinfônica.   

A edição de 2024, a segunda do festival, repetiu a celebração da brasilidade levando ao palco Titãs, Alcione, Simone, Samuel Rosa, Nando Reis, Ira, Biquini Cavadão, Maria Gadú e Diogo Nogueira. Ana Cañas, Julia Mestre e Tacy, três artistas da nova geração, apresentaram tributos a Cazuza, Rita Lee e Cássia Eller, respectivamente.  

Em abril de 2025, o Recife recebeu o Clássicos do Brasil pela primeira vez com shows de SpokFrevo Orquestra, Academia da Berlinda, Mundo Livre S/A, Os Paralamas do Sucesso, Vanessa da Mata, Samuel Rosa, Alcione, Maria Rita, Diogo Nogueira, Raimundos, Marcelo Falcão, Marcão Britto & Thiago Castanho – Charlie Brown Jr. Grupos regionais como o  Maracatu Cambinda Brasileira, o maracatu rural de baque-solto mais antigo do país (com 107 anos), a Orquestra Frevo do Babá, a Cia Mariângela Valença e o Maracatu Nação Pernambuco se apresentaram diariamente em um rico intercâmbio cultural. 

FESTIVAL CLÁSSICOS DO BRASIL
De 11 a 19/10
Marina da Glória, Rio de Janeiro
Ingressos a partir de R$ 110 (3ºlote)
Vendas:www.classicosdobrasilfestival.com.br