Estreia Internacional: Obra de Vicente Paschoal será apresentada nos EUA com transmissão ao vivo

No próximo dia 25 de abril, as 16h (BRT), o público terá a oportunidade de acompanhar, ao vivo, a estreia dos “10 Estudos para Violão” do compositor brasileiro Vicente Paschoal, interpretados pelo violonista gaucho Tomas Haushahn. A apresentação será um recital palestrado, onde Haushahn também irá abordar aspectos da técnica violonística no contexto dos 10 Estudos. Esse trabalho, intitulado “Proposta de uma metodologia de aprendizagem dos 10 Estudos para violão de Vicente Paschoal”, realizado na Radford University, na Virgínia (EUA), e contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da universidade no YouTube.

Através de um recital-palestra é possível um aprofundamento muito mais intenso na obra do compositor, e permite esclarecer ao público, que não está familiarizado com a obra, de que maneira a composição incorpora o aparato técnico e idiomático do violão e como é possível trabalhar determinadas questões técnicas e interpretativas.

A nova obra de Paschoal destaca as múltiplas possibilidades expressivas e técnicas do violão em dez peças meticulosamente elaboradas. Além de explorar aspectos como harmonia, contraponto, forma e sonoridade, os estudos oferecem um verdadeiro panorama da linguagem musical contemporânea aplicada ao instrumento.

Tomas Huashahn

Sobre os “10 Estudos para Violão”, Haushahn comenta: É evidente a intimidade que o compositor Vicente Paschoal tem com o violão. Cada uma de suas composições imprime a maneira que o próprio enxerga o instrumento e a música. Nos 10 Estudos para violão podemos entender muito bem quais são suas referências musicais — de Tom Jobim a Chopin, e claro, a inevitável menção a obra de Villa-Lobos. Mas acima de tudo, vemos originalidade no tratamento da música para violão. O compositor, frequentemente, opta por um desenvolvimento contínuo das ideias musicais, como se cada pequeno movimento melódico ou harmônico tivesse uma conclusão lógica que leva à próxima sessão.

Além de serem musicalmente interessantes, os 10 Estudos são também peças desafiadoras, do ponto de vista técnico. Paschoal é extremamente criativo em seu modo de incorporar técnicas violonísticas (exploradas à exaustão em outros conjuntos de Estudos) sob uma perspectiva renovada. Como, por exemplo, o Estudo No 5 que trabalha ligados, mas combinados com a pestana. E ao fazer com que esses aspectos técnicos estejam em perfeita consonância com sua intenção musical, traz a necessidade de uma nova abordagem do intérprete. Os 10 Estudos vão muito além de puramente trabalhar uma técnica específica ao violão, são um conjunto de peças intensas, com ímpeto de serem tocadas e ouvidas.

Esta não é a primeira vez que Vicente Paschoal tem obras incluídas na programação acadêmica da Radford University. Em 18 de abril de 2021, sua “Sonata” — homenagem ao compositor mexicano Manuel Maria Ponce — teve uma estreia parcial na universidade, interpretada pelo violonista Octávio Deluchi. A performance completa da sonata foi apresentada em 18 de fevereiro de 2022, em Stony Brook, Nova Iorque.

Sobre a “Sonata”, Deluchi comenta:
“Intensos e desafiadores dezesseis minutos, temas contrastantes, uma verdadeira tour de force. Em uma obra que nasceu já clássica no sentido de sua magnitude e projeção, temos um resumo e síntese da produção do compositor até o momento. […] Um olhar contemporâneo ao passado para abrir caminho no futuro — essa é a Sonata.”
A obra foi publicada na coletânea “Guitar Pieces”, disponível no Acervo Digital do Violão Brasileiro, em parceria com o compositor.
Com esse novo ciclo de estreias, Vicente Paschoal reafirma sua presença no cenário internacional da música de concerto para violão, contribuindo com obras de forte identidade, rigor técnico e profundo lirismo.

Link para assistir https://youtube.com/live/VPe_ouH1Xhw?feature=share