Saiba como não engordar na gravidez

Para não engordar muito durante a gestação, a grávida deve alimentar-se de forma saudável e sem exageros, e tentar fazer atividades físicas leves durante a gravidez, com autorização do obstetra.

Assim, é importante aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais, como frutas, legumes e alimentos integrais, como arroz, macarrão e farinha de trigo integral.

O peso que se deve ganhar durante a gravidez depende do IMC que a mulher tinha antes de engravidar, podendo variar entre cerca de 7 a 14 kg.

O QUE COMER PARA CONTROLAR O PESO

Para controlar o peso, a mulher deve fazer uma dieta rica em alimentos naturais e integrais, dando preferência a frutas, legumes, arroz, macarrão e farinha integral, leite e derivados desnatados e carnes magras, consumindo peixes pelo menos 2 vezes por semana.

Além disso, deve-se preferir consumir alimentos preparados em casa, utilizando pouca quantidade de óleos, açúcares e azeite durante o cozimento das refeições. Além disso, deve-se retirar toda a gordura visível das carnes e a pele do frango e dos peixes, para diminuir a quantidade de calorias da dieta.

O QUE EVITAR NA DIETA

Para evitar o ganho de peso excessivo na gravidez, é importante evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar, gordura e carboidratos simples, como farinha branca, doces, sobremesas, leite integral, biscoitos recheados, carnes vermelhas e processadas, como linguiça, bacon, salsicha e salame.

Também é importante evitar o consumo de frituras, fast food, refrigerantes e comida pronta congelada, como pizzas e lasanhas, pois são ricas em gorduras e aditivos químicos. Além disso, deve-se evitar o consumo de cubos caldos de carne e de legumes, sopas em pó ou temperos prontos, pois são ricos em sal, que causa retenção de líquidos e aumento da pressão arterial.

CARDÁPIO PARA CONTROLAR O GANHO DE PESO

A seguir está o exemplo de um cardápio de 3 dias para controlar o ganho de peso na gravidez.

 

DIA 1

 

  • Café da manhã: 1 copo de leite desnatado + 1 pão integral com queijo + 1 fatia de mamão;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural com granola;
  • Almoço/Jantar: 1 bife de frango com molho de tomate + 4 col. sopa de arroz + 3 col. sopa feijão + salada verde + 1 laranja;
  • Lanche da tarde: Suco de abacaxi com hortelã + 1 tapioca com queijo.

DIA 2

 

  • Café da manhã: Vitamina de abacate + 2 torradas integrais com manteiga;
  • Lanche da manhã: 1 banana amassada com aveia + gelatina;
  • Almoço/Jantar: Macarronada com atum e molho pesto + salada de legumes refogados + 2 fatias de melancia;
  • Lanche da tarde: 1 iogurte natural com linhaça + 1 pão integral com requeijão.

DIA 3

  • Café da manhã: 1 copo de suco de laranja + 1 tapioca + queijo;
  • Lanche da manhã: 1 iogurte natural + 1 col. linhaça + 2 torradas;
  • Almoço/Jantar: 1 posta de peixe cozido + 2 batatas médias + legumes cozidos + 2 fatias de abacaxi;
  • Lanche da tarde: 1 copo de leite desnatado + 1 pão integral com atum.

Além de seguir essa dieta, também é importante fazer atividade física frequente, após falar com o médico e ter sua autorização, como caminhadas ou hidroginástica.

PERIGOS DO EXCESSO DE PESO NA GRAVIDEZ

O excesso de peso na gravidez pode trazer riscos para a mãe e para o bebê, como pressão alta, eclâmpsia e diabetes gestacional.

Além disso, o excesso de peso também atrasa a recuperação da mulher no pós parto e aumenta as chances de o bebê também ter excesso de peso ao longo da vida.

Colaboração: VIVA ASSIM