Teatro de graça em casa: Festival Midrash

Festival Midrash de teatro oferece ao público diversas peças on-line gratuitas e em sua maioria transmitidas ao vivo. Ao final haverá bate-papo, aberto ao público, com atores e curadores.

A curadoria de Clarice Niskier, Isio Ghelman, Julio Adrião, Natasha Corbelino e Renata Mizrahi, traz 24 peças, 11 leituras dramatizadas e dois recitais de poesia, por meio do canal do Midrash Centro Cultural no YouTube, até dia 7 de fevereiro.

O Festival pretende dar visibilidade a experiências de teatro marcantes realizadas durante a pandemia, reunindo tanto nomes de atuação reconhecida nos palcos, como autores e atores, que desenvolvem trabalhos de qualidade fora do circuito tradicional, como coletivos da Mangueira, Maré, Nova Iguaçu, Duque de Caxias e Japeri.

O Midrash Centro Cultural iniciou o ano com uma nova edição do festival teatral. O evento, totalmente gratuito e on-line acontece com recursos da Lei de Incentivo à Cultura – ISS. As apresentações ocorrem de domingo à quinta-feira, às 18h, com leitura de textos ou poesias; e, às 20h, com uma peça teatral. Aos domingos, há três sessões às 15h, 18h e 20h, entre leituras e peças.

O Festival pretende promover um intercâmbio de linguagens e de visões sobre o mundo, unindo nomes consagrados no Teatro com atores e autores ainda desconhecidos do grande público. Entre autores e atores estão: Ana Kutner, Analu Prestes, Ary Coslov, Bianca Ramoneda, Bruce Gomlevsky, Claudio Gabriel, Eduardo Wotzik, Eriberto Leão, Luiz Felipe Reis, Stela Freitas, Isabel Cavalcanti, Ivan Sugahara, João Signorelli, Michel Blois, Vilma Melo, Vitor Felix, Atores de Laura, grupo Cemitério de Automóveis, Coletivo Negraação, Coletivona, entre outros.

“Embora o teatro seja uma arte absolutamente presencial, nesse momento de confinamento, ele vem incorporando recursos incomuns a sua história. Esse virtual será absorvido definitivamente, de forma complementar? O teatro será um reduto tradicional da presença física, ou irá incorporar certos ganhos da extensão digital? Essas são algumas das indagações dessa edição”, comenta Nilton Bonder, idealizador do projeto.

As peças escolhidas pelos curadores são produções recentes, criadas ou adaptadas especificamente para serem apresentadas de forma on-line, apropriando-se de recursos de tecnologia digital, com diferentes formatos e tempos de duração. Os atores, em sua maioria, atuam de dentro de suas próprias casas, interagindo de diferentes cidades.

Entre tantas peças, destacamos a incrível obra da Cia Teatro Esplendor, “O travesso Tartufo que não sai de moda”, que encanta os espectadores, mesmo na versão virtual. Mergulhados na mímica corporal dramática, como explicou Thiago Guerrante, ator de altíssimo nível, o elenco beira a perfeição nas encenações, sem contar com o olhar do diretor Bruce Gomlevsky, que parece ter mergulhado em um oceano de criatividade nessa execução.

A programação completa está disponível no site do Midrash: www.midrash.com.br.

FESTIVAL MIDRASH DE TEATRO

Temporada até dia 7/2

Ingressos: gratuitos

Conheça a programação completa no site.

Acesse: https://www.youtube.com/user/midrashmidrash

Fotos: Bruna Diacoyannis