Além da conservação e manuseio correto dos ingredientes, para evitar o desperdício e aproveitar os nutrientes. Uma ótima saída é usar a criatividade culinária criando receitas deliciosas, como geleias, sobremesas e compotas.
Principalmente no Rio de Janeiro, por causa do clima quente, as frutas desidratam facilmente e por isso estragam mais rapidamente. No amadurecimento já acontece uma mudança no metabolismo das frutas, por isso, dizemos que a melhor fase é quando a fruta está madura. Após essa fase, ela começa a deteriorar e as perdas de nutrientes correspondem à redução de água ou de matéria seca.
Quando as frutas estão mais moles, com partes escurecidas, é um sinal de que já passaram do ponto e perderam não só o sabor, mas seus nutrientes. Quando a textura, cor e cheiro das frutas não sofrem tantas alterações é o tempo de reaproveitar. Para evitar jogar fora um alimento que ainda tem nutrientes a oferecer, conheça alternativas para incorporar ao seu cardápio saudável:
1. Geleia
Basta adicionar açúcar ou adoçante para forno e fogão e deixar cozinhar por bastante tempo.
2. Bolos ou tortas
Depois de remover os pedaços escuros e amolecidos, basta picar e usar nas mais diversas receitas.
3. Compota
Aqui o alimento é cozido em açúcar, adoçante ou outro líquido (como água ou suco) e armazenado em potes de vidros herméticos.
4. Molhos ou caldas
Assim como é feito nos bolos e tortas, é só picar e utilizar normalmente em preparações de molhos para carnes, com a manga, por exemplo, pode-se fazer um molho chutney, ou uma outra calda doce.
5. Sorvete de fruta
Uma boa forma de conservar as frutas é congelá-las. Depois de congeladas, se batidas com iogurte natural ou um pouco de leite (de preferência desnatado) junto com açúcar ou adoçante, a fruta vira um sorvete cremoso e saudável.
Mas antes do preparo de qualquer receita, é preciso lembrar de higienizar as frutas, eliminar todas as partes machucadas e se certificar que não há nenhuma contaminação. As frutas deterioradas podem sofrer contaminação por fungos e bactérias. Os perigos de se consumir um alimento assim podem ser de uma simples dor de barriga até uma gastroenterite.
Compartilhe práticas saudáveis para uma boa dieta alimentar.
Colaboração: VIVA ASSIM