É engraçado como muitas vezes nós queremos muito alguma coisa, mas ela não se concretiza de jeito nenhum. Nesses casos, é bem comum questionarmos não só nosso conhecimento como também nossa capacidade.
No entanto, geralmente o que nos impede de atingir nossas metas é simplesmente a nossa imagem.
Nosso cérebro é acostumado a padrões, por isso quando queremos fazer algo novo ou quebrar esses padrões, o primeiro pensamento que a maioria das pessoas tem é “não vai dar certo”. O mesmo acontece com a nossa imagem.
Quando estamos trabalhando em algo que não está evoluindo ou se concretizando é porque para o nosso cérebro aquela pessoa que vemos quando olhamos no espelho não é capaz de fazer aquilo. Por mais que tenhamos nos preparado ou adquirido conhecimento, nos vemos como alguém que não consegue concretizar aquele sonho, por isso é necessário quebrar o padrão, no caso a imagem.
O maior exemplo disso é quando vamos praticar exercício. Por que você acha que a primeira orientação é sempre “antes de tudo vista a roupa da academia”?! Porque isso rompe o nosso padrão de imagem. Se você está de pijama ou com a roupa de ficar de em casa, sair ou trabalhar o seu cérebro entende que você não é capaz de praticar exercícios, logo você precisa mudar a sua imagem adequando-a a de alguém que é capaz disso, no caso é trocando de roupa, para uma mais apropriada.
Outro exemplo são os atores e atrizes de novela ou séries que mudam a sua imagem a cada personagem, para justamente “entrar no personagem”, afinal com a imagem antiga, eles seriam eles e não os personagens.
Quem nunca teve um “rival” de mercado de trabalho que mesmo sendo menos preparado ou menos competente acabou galgando mais espaço de forma inexplicável?! Pode ter certeza de que a imagem dessa pessoa transparecia o sonho dela, por isso ela acabou alcançando seus objetivos de forma mais rápida.
Assim, por mais que nos preparemos para um projeto, para uma mudança de vida ou para atingir uma meta muitas vezes não conseguimos e acabamos desistindo. Entretanto, provavelmente, a única coisa que faltava para chegarmos ao nosso objetivo era adequar nossa imagem ao nosso sonho!
Se você já fez suas metas para 2020 ou se ainda as está elaborando antes de “por a mão na massa”, pare alguns minutos na frente do espelho e reflita se essa é a imagem da pessoa que vai concretizar isso tudo. Se não for, talvez a primeira meta tenha que ser você!