Sintonia Dominó e a Bicharada

Teatro de rua com acessibilidade para todos, esse é o resultado do fomento dado aos artistas, por intermédio do edital Cultura para Infância Carioca. A Secretaria Municipal de Cultura está de parabéns por esse incentivo, que obviamente é legitimado quando se vê crianças ensandecidas diante dos projetos contemplados. “Sintonia Dominó e a bicharada” apresenta muito mais que um espetáculo infantil, tudo muitíssimo bem executado. A união entre os artistas, a Prefeitura e as famílias, que vão prestigiar o espetáculo e levam suas crianças para assistir, é o sinônimo do conceito de cidadania almejado pela sociedade.

Em um ambiente absolutamente familiar e acolhedor é possível ver as crianças se divertindo, brincando uma com as outras, no universo democrático e inclusivo da pracinha de bairro, onde preconceitos não existem. A esperança é que nunca deixem faltar esse fomento! NUNCA!

Cinco equipamentos públicos da cidade do Rio de Janeiro recebem os projetos contemplados pelo edital: Teatro Municipal Guignol Méier, Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas, Centro da Música Carioca Artur da Távola, Teatro Municipal Guignol da Tijuca e Centro Cultural Municipal Professora Dyla Sylvia de Sá -Freguesia. Para dar início a esse movimento artístico, alguns espaços precisaram passar por obras para receberem os projetos contemplados. Cada espaço recebe dois espetáculos de cada grupo artístico e todos os selecionados são maravilhosos, têm propostas sensíveis, que alcançam as crianças lindamente e muitas das vezes também alcançam os adultos, que quando percebem também são envoltos e levados pela mesma magia.

O Sintonia Dominó traz performances corporais e muita cantoria para as crianças, músicas que vivem na memória afetiva de todos são entoadas e todos cantam. Carolina Barbato, Filippe Neri e Luiza Breves compõem o trio que desperta alegria nas crianças. É lindo de se ver.

Carolina Barbato tem uma voz grave e toca instrumentos inusitados, que chamam muito a atenção dos pequenos, ela também faz performances incríveis no meio das crianças, que interagem e facilmente se peritem mergulhar na onda cênica.

Vale lembrar o quanto a percepção do próprio espaço e corpo isso é importante para cada um deles. Trabalhando o comportamento corporal, ensinando a respeitar espaços, a socializar e a interagir com o outro pode-se perceber a incrível a contribuição do Teatro para a vida das crianças, o desenvolvimento cognitivo e motor na primeira infância.

Luiza Breves encanta enquanto canta ritmada e delicada, ela sequestra a todos como nas histórias das sereias, com sua doce voz.

Filippe Neri atua na percussão e também no “palco”, com sorriso largo e principalmente, pleno conhecimento de seu ofício artístico. Filippe também hipnotiza os pequenos a ponto deles pedirem fotos com o ator ao final da apresentação. O personagem atua, canta, toca e vira galo! E cacareja com força!

O show traz músicas autorais e outras da cultura popular, por intermédio de seus contadores e cantadores de histórias, que com musicalidade mostram toda teatralidade e constroem um show com uma atmosfera lúdica, que agrada pessoas de todas as idades e permite a interação do público, que é convidado a brincar, cantar, dançar, ser feliz e ser criança.

Somente quem assiste poderá entender a qualidade das composições autorais desses artistas, são divinais e harmonicamente desenhadas com excelentes acordes musicais. As crianças se entregam, se jogam na brincadeira, é emocionante ver aqueles rostinhos felizes, seus olhinhos deslumbrados, uma beleza não dimensionável.

Para fazer Teatro de rua é preciso muita coragem, amor ao próximo, amor a arte. Essa trupe tem de sobra tudo isso!

Mérito seja dado à Prefeitura do Rio por este importante fomento, pois é o fomento mais democrático que existe, apoiar e incentivar o Teatro de rua!

Fiquem de olho no Instagram da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro (@cultura_rio) para saber sobre as apresentações gratuitas do “Sintonia Dominó e a Bicharada” e tantos outros artistas resgatadores de emoções!

A companhia Sintonia Dominó também esteve no teatro Miguel Falabella, no Norte Shopping, com o espetáculo “A Mala que sai”, tão animado quanto!

FICHA TÉCNICA

Direção Geral: Raphaela Tafuri

Direção de Produção: Filippe Neri

Direção Musical: Sintonia Dominó

Composições: Bruno Zukoff e Raphaela Tafuri

Elenco: Carolina Barbato, Filippe Neri e Luiza Breves

Fotos: Mila Barroso

Figurinos: Raphaela Tafuri

Sonorização: Thiago Silva