Durante muito tempo se pregou que existia um ABC da imagem para se alcançar o sucesso. Nesse ABC as letras significam respectivamente: Appearance (aparência), Behavior (comportamento) e Communication (comunicação).
Assim, caso você quisesse alcançar o sucesso, independente da sua área de atuação, você teria que ter o ABC. Por mais que você tivesse total conhecimento sobre o tema abordado e uma boa comunicação, se sua aparência não denotasse essa ideia, você teria poucas oportunidades de ser ouvido.
E foi em razão dessa crença, por diversas vezes fundamentada, que a consultoria de imagem ganhou espaço e destaque não só entre pessoas que galgavam novos cargos ou status social, mas também por quem estava se inserindo no mercado de trabalho ou queria expor um novo e inovador projeto. Afinal, a consultoria de imagem não trabalha só com a aparência, ela abrange toda a imagem da pessoa, assim como postura, gestos e forma de falar.
Ocorre que, com a evolução tecnológica e com o crescimento das redes sociais e do quanto as pessoas passaram a precisar acompanhar a vida alheia, a receita de sucesso ganhou mais um ingrediente, a letra D, que significa ‘Digital presence’ (presença digital).
Isso quer dizer que além da sua imagem física precisar transmitir quem você e o que você almeja, as suas redes sociais, sejam elas quais forem, também precisam estar em harmonia com essa imagem. Foi isso mesmo que você entendeu. Em todas as áreas profissionais, até mesmo no empreendedorismo, existem pessoas que ficam analisando suas redes sociais para ver se você é congruente com o que vende sobre você e com o cargo ou status que quer ocupar.
O último exemplo que tivemos foi o do novo presidente do Banco Central, que apesar de um currículo profissional impecável e um conhecimento inquestionável, teve seu posto questionado por um evento em sua vida social e que em nada influencia na sua habilidade para presidir o órgão.
Por isso, mesmo na era sem ‘likes’, onde tendemos a acreditar que agora não há mais competição ou julgamentos, e que somos livres para expormos o que quisermos já que ninguém vai ver o grau de aprovação, cuidado com quem você é digitalmente e o quanto isso realmente te representa.
Quem acreditava que poderia ser uma pessoa na vida pública, assumindo um papel que não condizia com sua essência, e outra pessoa nas redes sociais, agora sim mostrando seu verdadeiro eu, cuidado. Afinal o mundo é interligado e imagem é imagem em qualquer lugar, por isso cuide da sua e seja coerente, caso queira alcançar o sucesso, pois ainda estamos na quarta exigência de 26 letras.