Mostra Virtual, ‘Tapetes contadores de histórias’, de graça

Exposição virtual com os “Tapetes contadores de histórias” promove visita guiada, sessões de histórias e oficina de formação de contadores de histórias. A partir de 13 de janeiro, nas redes sociais, gratuitamente.

“Peraltagens” é uma mostra virtual do acervo particular do grupo “Tapetes contadores de histórias”, com obras feitas de tecido e inspiradas em contos do mundo inteiro e autores renomados. Com uma programação voltada para toda a família, sobretudo o público infanto-juvenil, o evento reúne visita guiada, apresentações artísticas e oficinas de formação de contadores de histórias. Serão realizadas ao todo 33 ações virtuais distribuídas pelas redes sociais do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, do grupo e instituições parceiras.

Estreando no formato online — antes a mostra esteve em cartaz na Caixa Cultural Salvador — “Peraltagens” reúne o vasto acervo de cenários de tecido costurados ao longo de 22 anos no Brasil, França e Peru pelo grupo. São tapetes, malas, painéis, maquetes, objetos e livros de pano que servem de cenários para narrativas tradicionais do mundo inteiro, e contos de renomados autores nacionais como Ana Maria Machado, Carlos Drummond de Andrade, Graciliano Ramos, Ricardo Azevedo e Sérgio Capparelli.

Com duração média de 10 minutos cada, serão realizadas 12 visitas guiadas virtuais, com mostra de acervo e explanação do processo criativo de 22 anos de projeto e grupo. A publicação das visitas guiadas está dividida em: 5 nas redes sociais do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e 07 nas redes sociais dos Tapetes contadores.

Serão oferecidas também 20 apresentações artísticas online com o próprio grupo, sendo três delas com tradução simultânea para a linguagem de libras. O objetivo desta atividade é compartilhar a excelência do trabalho que, além de ter costurado as obras, é referência na arte de contar histórias com seus belos cenários de tecido.

E, ainda, será realizada uma oficina online de formação de contadores de histórias. Intitulada “Ateliê de histórias”, a oficina tem duração total de 12h, distribuídas em 4 encontros de 3 horas, e recebe até 25 participantes. Ministrada pelos coordenadores do grupo e idealizadores do projeto, a oficina será realizada via Zoom, exclusivamente para os inscritos.

“Peraltagens” é um projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc — Edital Fomento a Todas as Artes, promovido pela SMC Rio de Janeiro.

SOBRE O GRUPO “TAPETES CONTADORES DE HISTÓRIAS”

Há 22 anos, o grupo carioca “Tapetes contadores de histórias” cria e utiliza tapetes, painéis, malas, aventais, roupas, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas, a fim de despertar o imaginário de crianças, jovens e adultos para as artes e a leitura.

Referência internacional na pesquisa sobre infância e cultura, oralidade e artes visuais, intersecções entre texto e têxtil, e manifestações plásticas que os povos criam como cenários para suas narrativas, o grupo já se apresentou e ministrou oficinas em várias cidades do Brasil, e em outros países como Austrália, Índia, México, Espanha, Portugal, Benin, Marrocos, Peru, dentre outros.

Coordenado por Warley Goulart, o grupo produz espetáculos, sessões de histórias, oficinas de formação de contadores, exposições interativas e projetos culturais, que envolvem oralidade, artes visuais e teatro. São eles: Cadu Cinelli, Warley Goulart, Edison Mego, Rosana Reátegui e Andréa Pinheiro.

Em 2020, o grupo adaptou seus 22 anos de experiência para as plataformas virtuais e participou de mais de 100 lives no Brasil e exterior, narrando em português, inglês e espanhol. Participou de lives na Austrália, Índia, México, Argentina, Peru e Espanha. O diretor do grupo, Warley Goulart, fundou o projeto “Cada um no seu quadrado”, reunindo contadores de histórias de todo país, contemplado pelo “Arte como respiro” do Itaú Cultural. O grupo também participou, de forma remota, do projeto “Arte da palavra”, do Sesc Nacional, maior projeto de literatura do país. Ministrou também inúmeras oficinas pelo Instituto de Leitura Quindim.

PERALTAGENS – MOSTRA VIRTUAL

Links para acesso:

https://www.facebook.com/laurindasantoslobo
https://www.facebook.com/tapetescontadores

12 Visitas Guiadas à Exposição Virtual
Redes Sociais do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo: dias 13, 15, 19, 21, 26/1, sempre às 16h.
Redes Sociais dos Tapetes Contadores: dias 20, 22, 27, 28, 29/1 e dias 3 e 4/2, sempre às 16h.

6 Sessões Abertas para o Público em Geral
Redes Sociais do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo: dias 16, 17, 23, 24, 30 e 31/1. Sábados e domingos, às 11h.

11 Sessões para Escolas e ONGs (evento restrito)

Redes Sociais das Instituições Parceiras: dias 14, 19, 21, 26 e 28/1 e dias 2 e 4/2, às 10h e às 14h.

3 Sessões para Instituições, com Intérprete de Libras
Redes Sociais das Instituições Parceiras: dias 21 e 28/1 e dia 4/2. Quintas, às 14h.

Site: https://www.tapetescontadores.com.br
Instagram: https://www.instagram.com/tapetescontadores
Youtube: https://www.youtube.com/user/tapetescontadores

Fotos Renato Mangolim