Parece clichê mas o mundo grita por socorro! Os recursos naturais, que são usados para fazermos vestimentas, acessórios, maquiagem, cremes, etc, estão se esgotando, e se não mudarmos nossa mentalidade, em cerca de 10 anos não teremos mais de onde tirar matéria prima.
Sei que parece alarmista minhas afirmações, no entanto são reais e pautadas no documento de 400 páginas encomendado pelas Nações Unidas e divulgado em 2018 no Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, evento que ocorreu na cidade sul-coreana de Incheon, após uma reunião de cinco dias, em que participaram 570 representantes de 135 países.
Sendo que as duas áreas que mais utilizam os recursos naturais do mundo são a alimentícia e a da moda. Por isso, tem havido um grande movimento em prol do veganismo e do fim do consumo e das fast fashions.
Porém, ao pregarmos uma solução radical sem mostrarmos a fundamentação, geramos uma aversão instantânea e negativa ao problema e a solução.
Por isso, o importante é compreender que a moda como conhecemos até aqui, onde quanto mais você compra mais status você tem, não existe mais!
Para “salvarmos” o planeta e a própria humanidade é essencial que comecemos de dentro para fora. Isso mesmo, temos que olhar pra dentro de nós, nos conhecermos para sabermos se realmente precisamos daquilo para então comprarmos ou trocarmos e assim agir com consciência.
A moda agora é a sustentabilidade. O chique é ser minimalista, afinal daqui há algum tempo teremos que viver com o mínimo! Inclusive, segundo o estudo já mencionado, para que a população mundial continue sobrevivendo “em 2050, 85% da eletricidade global tem de ser fornecida através de energias renováveis”.
E se você não acredita que o mundo é finito, pelo menos passe a usar a moda de acordo com o seu mundo interno, pois com certeza ao se respeitar, você estará respeitando o próximo.
E uma das formas de dar uma chance para o mundo e para as novas gerações é abrir seu olhar para as novas marcas que têm uma filosofia de reutilização de roupas, tecidos e matéria prima.
Então, olhe para o futuro, liberte-se de qualquer “pré-conceito” e construa seu estilo e seu novo mundo! E eu não estou dizendo para ninguém deixar de sair bem vestido, bonito, com roupas e acessórios legais, muito pelo contrário, quero te mostrar que para isso ninguém precisa estar padronizado vestido com a última fashion trend. Agora o importante é ver o que você gosta e fazer sua própria moda com toda a sua individualidade.
Detonamos o mundo buscando alcançar um padrão, então quem sabe a forma de salvá-lo não é individualizando a moda?!