Maria Pérola — força e representatividade da Mulher Nordestina

Maria Pérola é uma cantora e compositora pernambucana, mulher negra, nordestina e periférica, nascida no Alto da Colina, em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife.

Em suas composições carrega a delicadeza e a força da música popular brasileira. Com a canção “Música Popular Periférica” ganhou o Prêmio Suburbano Convicto (2019), na categoria Músico, ao lado de artistas como Leci Brandão, Thaíde Dj e Criolo.

Foi finalista no Festival Nacional da Canção em 2020, com a música autoral “Canção Contraditória” e com a mesma canção ganhou o prêmio de melhor cantora do Festival Prêmio Lollo Terra de MPB, em 2021. Entre os trabalhos mais recentes está o single “Reza”, uma prece em forma de canção, e o EP homônimo, Maria Pérola, lançado em 2022, com três canções autorais inéditas e uma releitura da canção “Desde que o Samba é Samba”, de Caetano Veloso.

Suas canções, repletas de cor e musicalidade, refletem a arte e a cultura popular brasileira, com destaque para a importância da mulher negra do Nordeste dentro do contexto musical, Maria Pérola explora as sonoridades regionais com versatilidade e passeia por diferentes gêneros, evidenciando suas raízes e as influências que teve da música popular nordestina, sem deixar de lado em suas letras seu lugar de fala e sua representatividade.

Fotos: Estúdio185

OUÇA MARIA PÉROLA

https://open.spotify.com/album/5vq6vvAmbgTeVbhrawSMVU

https://www.youtube.com/playlist?list=PLnUfi3lDJuKS7qmtQ6xU-aebmYhL30ieW

SIGA MARIA PÉROLA

https://www.youtube.com/@MariaPerola

https://www.instagram.com/amariaperola/