A cantora e violonista carioca Luísa Lacerda, formada em violão erudito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é considerada um expoente da nova geração da MPB. Atua, desde 2013, disseminando um trabalho inovador, com destaque para a divulgação de canções de novos compositores. Seus shows, apresentados em cidades do Brasil e em Portugal, alternam-se quanto ao formato, sendo alguns mais intimistas, com voz e violão, e outros na companhia de outros instrumentistas. Já dividiu o palco com artistas importantes, como Cristovão Bastos, Cláudio Nucci, Paula Santoro, Ilessi, Mariana Baltar, Marcelo Pretto, Renato Braz, Áurea Martins e do grupo português Senza.
Foi convidada a participar da gravação de CDs dos músicos Luis Barcelos, Edu Guimarães, grupo Trinca Ferro e do Programa Sr. Brasil, da TV Cultura. Gravou, em novembro de 2017, seu primeiro CD, “Meia Volta”, em parceria com o compositor Miguel Rabello, pela Acari Records, através de um exitoso projeto de financiamento coletivo, e que contou com a direção musical e arranjos do maestro Cristovão Bastos. Em 2019, lançou o EP “Beira do Mundo”, com a violoncelista Marica Clara Valle e o álbum “Cantiga do Breu” com o compositor Renato Frazão. Em 2020, lançou o álbum “Nó”, em parceria com o compositor e violonista paulista Giovanni Iasi. Ouça um pouco do trabalho https://www.youtube.com/watch?v=UL6fmBzt3ow
Luísa conta como o desejo dela e do Giovanni Iasi se concretizou. – Da amizade, iniciada numa mesa de bar, trocamos muitas ideias e a minha vontade de gravar suas canções era grande, após ouvir o CD Rio Escuro, fiquei fã dele e do Pedro Iaco, então surgiu o duo e inúmeras apresentações em shows, depois de um ano fazendo o duo, entramos em estúdio para gravar.
Questionada sobre referências e influências, Luísa se declara apaixonada por Edu Lobo e Chico Buarque, mas diz que além dos compositores já consagrados têm acompanhado inúmeros novos compositores e adora escutar coisa nova. – Se eu for listar nomes fico com medo de esquecer alguém, é muita gente boa que acompanho, inclusive alguns com quem já gravei, Renato Frazao, Miguel Rabelo, Giovanni Iasi. E tem também as vozes femininas que são grandes referências, Ilessi, Amélia Rabello, Fátima Guedes, Zizi Possi, Monica Salmaso e Nana Caymmi, finaliza Luísa Lacerda, dona de uma personalidade marcante com voz e interpretações singulares, que merece ser ouvida pelos quatro cantos do mundo.
Neste vídeo, a canção Êxodo, composta por Vicente Paschoal, Marcelo Biar e Marcelo China, interpretada por Luísa Lacerda, é uma mostra da beleza de sua arte, ouça:
Foto Marília Gurgel