A direção musical acertou precisamente no início deste espetáculo, pois prende a atenção por completo, aliás, notável a sensibilidade durante todo este trabalho, rara façanha.
Faz os espectadores ultrapassarem os limites de espaço e viajarem. Impressionante texto!
O idioma alemão (em parte do espetáculo, há tradução no áudio visual) também dá a força necessária para o espetáculo, que em nada traduz mansidão. O trabalho foi concebido na Alemanha, por intermédio de um incentivo cultural de lá.
Forte, estrondoso! Um suspense singular e propício. Texto denso, estilo para deleite de quem aprecia poesia, versos correm como um rio, há movimento. A iluminação também trabalha em harmonia na peça teatral.
A atriz Suzana Castelo, normalmente ponderada, que desempenha papéis tão desiguais, desta vez tem um comportamento exímio à proposta da personagem.
Confesso que um dos momentos mais lindos dessa obra é o “The End” de Ludwig e Sofia, quando interpretam a triste despedida. Quanta emoção!
Na verdade, os momentos em que o personagem Ludwig encena com os atores são duelos maravilhosos. Manoel Madeira também não encena de maneira desleixada, mas sim, usa de uma postura, intencionalmente, sedutora.
Recomendo a leitura da sinopse da peça, para que entendam a grandeza de Ludwig, Louis Otto Frederick William, o rei alemão excêntrico da Baviera, conhecido como rei de contos de fadas. Até então, muitos só terão ouvido falar de outro Ludwig, também grandioso, o Beethoven, outro alemão intempestivo e genial.
Um texto culto, na trilha sonora… imaginem lembrar de Wagner, suas obras e suas óperas? Sensacional! Ainda mais quando Wagner, após conhecer o sensível Ludwig, registra sua impressão entre linhas no texto. “Infelizmente, ele é tão bonito e sábio, com alma amável, que temo que sua vida se derreta neste mundo vulgar, como um sonho fugaz dos deuses”
Delícia de espetáculo. Um ar de refinamento inexplicável. O figurino também implica essa sensação.
Ludwig era apaixonado por artes, Molière, Shakespeare e outros. A arte também vinha na forma de arquitetura, afastando Ludwig da política. Até hoje seus castelos são visitados e são pontos turísticos, em Baviera. Como o Memorial Cross, local aonde o corpo de Ludwig foi encontrado, no lago Starnberg… comentam suicídio, mas Ludwig não se casou, teve várias amizades masculinas, viveu atormentado por sua homossexualidade e afogou-se na parte rasa do lago…
Um trabalho que hipnotiza, um dos melhores desta quarentena. Mais uma vez, a Cia de Teatro Artesanal arrebatando! O espetáculo está disponível, por tempo indeterminado, no site espetáculo.com, gratuitamente.
Para assistir LUDWIG/2, acesse:
https://espetaculosonline.com/adulto-4#d9c0315a-b34f-48bf-935a-512093431957
Ficha técnica:
Dramaturgia e Texto: Gustavo Bicalho
Elenco: Andreas Mayer, Manoel Madeira e Suzana Castelo
Direção Artística: Daniel Belquer, Gustavo Bicalho e Henrique Gonçalves
Tradução: Lilli-Hannah Hoepner e Manoel Madeira
Desenho de Luz e Operação: Rodrigo Belay
Direção Musical: Daniel Belquer e Gustavo Bicalho
Produção: Gustavo Bicalho e Manoel Madeira
Direção de Produção: Henrique Gonçalves
Realização: Artesanal Cia de Teatro
Registro Videográfico: Chamon Audiovisual