“Um relatório para academia” é um dos contos de Franz Kafka publicado, em 1917. Na história contada por um dos maiores literários do mundo, o macaco Peter aprende a se comportar como humano e para surpresa de todos, Beto Brown dá vida a esse incrível personagem, que poderia ser só mais um personagem, não fosse a bravíssima interpretação do ator Eduardo Andrade.
Eduardo é palhaço, parece estar em casa junto ao primata nessa criação, parte circense, como conta Kafka e Brown. É a simbiose entre o artista e o macaco que presenteia os espectadores.
O artista se transforma em Peter, de forma irretocável, sem arranhões. Seu comportamento corporal é impressionante, admirável. Um macaco elegante, desenhado com esmero em cada movimento.
Esses deslocamentos corporais quando bem executados são admiráveis, pois são proporcionalmente levados ao palco com destreza, quanto melhor a execução, maior a destreza diante da plateia. Impossível não perceber, mesmo se não houvesse uma dramaturgia falada, que se trata de um primata.
O personagem se mostra como um ex-símio, por sua capacidade evolutiva de se transformar em humano. O que não parece ser um grande feito em vista das presepadas dos homens contemporâneos, ditos racionais.
Peter, ou Pedro, trabalha em um circo e começa a se perguntar como homens pagam para assistir aos malabaristas fazerem o mesmo que fazem os macacos dependurados nas árvores sem cobrar nada por isso, dessa reflexão observa-se a capacidade intelectual e de percepção do macaco. Peter foi capturado na África e levado de navio para Hamburgo, até vir parar em Copacabana para contar sua história. A caracterização e as expressões faciais do artista são fidedignas ao personagem.
As observações, sobriamente narradas por Peter, são de um caráter irrepreensível, principalmente, diante das dicções visivelmente bem ensaiadas do ator. Ele, inteligentemente, convida o público a fazer análises mais profundas, principalmente a respeito da convivência entre humanos.
O texto carrega sapiência e é muitíssimo bem executado. Provocador por parte de Brown, isso é evidenciado no transcorrer do espetáculo. Chama atenção as onomatopeias do símio, ou ex-símio, nas suas falas humanas.
O audiovisual bem executado, no Teatro Gláucio Gil, um dos berços dos artistas cênicos da cidade do Rio de Janeiro. Boa iluminação e audição.
Não mencionar Teca Fichinski e o figurino elaborado por ela seria covardia, pois corrobora com a aparência impecável do primata, que escolarizado, parece um verdadeiro europeu intelectual. O colete compõe a indumentária e remete ao macaco tocador de realejo. Essa perspicácia tinge, com maestria, os olhos dos espectadores. Os anéis testemunham a diferenciação entre o primata e o homem, o dedão. O cenário, também criado por Teca, transporta a uma jaula, tudo bem demarcado. Objetos em cena também falam e testemunham a adaptação do conto. Cores sóbrias em todo o espetáculo, emolduram as cenas. Um espetáculo erudito imperdível.
“Ora, naqueles homens não havia nada que me atraísse. Se eu fosse um adepto da já referida liberdade, teria com certeza preferido o oceano a essa saída que se me mostrava no turvo olhar daqueles homens. Seja como for, porém, eu os observava desde muito tempo antes que viesse a cogitar nessas coisas – sim, foram as observações acumuladas as que primeiro me impeliram numa direção definida.”
Imagina se o símio de Kafka conhecesse os humanos de hoje em dia, o que veria nesses olhos?
Foto divulgação
MACACO – RELATÓRIO A UMA ACADEMIA
Temporada gratuita no Canal Dudu Arte5 do Youtube
Até domingo, 17h e 20h
Às 17h com tradução em libras
Acesse: https://youtu.be/u70ByKdXz5k
FICHA TÉCNICA
Texto: Franz Kafka
Adaptação e direção: Beto Brown
Atuação: Eduardo Andrade
Iluminação: Djalma Amaral
Cenário e Figurino: Teca Fichinski
Trilha Sonora: Marcos Kuzka
Direção e preparação corporal: Tatiana France
Visagismo/maquiagem: Rose Verçosa
Direção de produção e Produção executiva: Rosane Cartier – Lumen Produções
Programação visual/Designer: Danielle Martins
Direção de imagens e vídeo: Alonso Martinez
Administração financeira: Marcela Sá – Lumen Produções
Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto
Assessoria em Redes Sociais: Flavia Brasil
Assistente de direção: Tatiana France
Assistente de figurino: Bella Cardoso
Assistente de maquiagem: Flavia Brasil
Contrarregra: João Elias
Operação de Som: Marcos Paulo do Couto Valle
Assistente e operação de luz: Jorge Raibott
Câmeras: Ulysses Elmer da Costa Moraes e Maurício Cardoso
Fotografia: Alonso Martinez
Montagem: Sidney da Silva Corrêa e Jorge Raibott
Costureira: Francisca Lima Gomes
Intérprete de Libras: Juliete Viana
Administração Arte5 Produções: Joana Damazio
Realização: Arte Cinco Produções