Companhia criada na Zona Oeste do Rio apresentará em cena histórias reais vividas pelos atoresA Companhia de Teatro da Vila Kennedy vai estrear, no dia 10 de dezembro, o primeiro espetáculo desenvolvido em uma parceria entre o diretor Moacyr Góes e alunos da comunidade da Zona Oeste do Rio. A peça “Histórias Reais” é o resultado de um longo trabalho de aulas de teatro e arte, realizadas ao longo do ano de 2024, no Teatro Mário Lago, administrado pela Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj).
“Histórias Reais” é um espetáculo que reúne cenas curtas criadas nas improvisações dos alunos ao longo das aulas e ensaios. O roteiro é baseado em histórias verdadeiras, vividas pelos estudantes, e fala sobre os seus sonhos e pesadelos. Além disso, o espetáculo retrata sobre a importância do teatro – e da Companhia Vila Kennedy – para o crescimento pessoal, profissional e artístico dos envolvidos no projeto.
– É muito emocionante ver o desenvolvimento dos alunos pelo teatro. O Mário Lago se tornou um espaço de acolhimento, cidadania e desenvolvimento pessoal para todos – disse Góes.
As oficinas foram iniciadas em julho e são ministradas por Góes, que acompanhou pessoalmente o desenvolvimento dos alunos da comunidade. As aulas estão sendo filmadas e a evolução dos alunos está sendo monitorada por meio de depoimentos, que devem ser exibidos em um documentário posterior. De acordo com os professores, a maioria dos estudantes começou o processo se recusando a participar dos exercícios. Atualmente, porém, passaram a se comunicar melhor, propor novas cenas e atuar em diferentes esquetes. O projeto também incentiva os participantes a melhorar a retórica e construir novas oportunidades pessoais.
– O teatro apareceu para mim no momento em que eu tinha perdido minha mãe e que eu mais precisava de uma ocupação. O Mário Lago é um teatro diferente e eu me encontrei aqui – afirmou Rony Vitória, de 63 anos, moradora da Vila Kennedy.
Com foco tanto na teoria quanto na prática, a iniciativa criou a Companhia de Teatro da Vila Kennedy onde são oferecidas oficinas de teoria teatral, treinamento corporal e interpretação para jovens a partir dos 14 anos em dois encontros semanais. O projeto vai ter fim com a apresentação de “Histórias Reais”, mas o contato com o teatro vai continuar existindo no equipamento cultural.
– A existência dessa companhia é de extrema importância, pois ela oferece aos jovens não apenas um momento de lazer, mas também uma oportunidade de sair das ruas e mergulhar no universo do teatro, onde podem consumir e produzir cultura. No ano que vem, continuaremos com esse projeto, numa expectativa de alcançar cada vez mais jovens – revelou Thais Aquino, diretora do teatro Mário Lago.
Espetáculo “Histórias Reais” – Companhia de Teatro da Vila Kennedy
Única apresentação: 10/12, às 19h
Teatro Mário Lago
Rua Jaime Redondo, 2, Vila Kennedy