É fato que o mês de outubro pertence aos baixinhos. Quer presentear uma criança? Sente-se ao lado dela e conte uma história, se não tiver uma em mente, chame a Dinah Feldman, ela vai ajudar, mais que isso, ela irá contar histórias lindas e as crianças vão amar.
“História de Por Quês” é um espetáculo na medida para a garotada, é envolvente e repleta de teatralidade.
“A criança pergunta “por quê”, mas nem sempre o adulto sabe responder. Houve um tempo em que as pessoas criavam sentidos para o que não se sabia… Histórias de “por quês” de um tempo de sempre! Com Dinah Feldman e acompanhamento musical de Lucas Coimbra. As histórias, através da ficção e da linguagem poética, podem ser um instrumento determinante para o encontro e para a troca. Contada por nossos pais, avós ou professores, o hábito de contar e ouvir histórias sempre esteve presente, principalmente nas culturas antigas, onde o conhecimento era passado através da tradição oral. Ao escutarmos uma história, nos identificamos com heróis e suas infindáveis buscas. Através deles, passamos por dificuldades, matamos alguns monstros e enfrentamos grandes desafios, trabalhando sempre nosso mundo interior. Somos feitos de histórias e através das narrativas lemos o mundo e compartilhamos conhecimento.” (Sinopse)
Cabe a cada mãe educar e escolher a melhor forma de levar seu filho ao conhecimento. Hoje em dia, as mães contemporâneas podem contar com a ajuda da internet, uma ferramenta muito eficaz e para sorte delas, instituições como o Sesc se fazem parceiras nesse processo e por meio de sua vasta e seleta programação cultural auxiliam os tutores na complexa tarefa de educar, de maneira mais leve e sedutora.
A atriz Dinah Feldman conta diversas histórias, com performances cênicas e muitas expressões faciais. Os movimentos corporais também entusiasmam. A música, importante coadjuvante, traz nos acordes da sanfona de Lucas Coimbra harmonia ao audiovisual.
Na tela, contemplam-se figurinos bem acolhidos que dão graça ao que se vê. Um colorido diferente perfeitamente harmonizado com a iluminação.
Não se pode deixar de mencionar a cuidadosa escolha dos contos. Todos imensos, plurais, inclusivos, de valorização cultural. Isso tem um valor enorme para o futuro desse Brasil tão ricamente miscigenado, uma contribuição imensa na formação dos brasileirinhos.
Dinah Feldman é atriz, narradora oral, produtora, arte-educadora e jornalista formada pelo Teatro Escola Macunaíma, pela École Philippe Gaulier (Londres e Paris) e jornalista pela PUC-SP. Desde 2006, pesquisa e estuda a arte de narrar histórias.
Formado em piano popular e acordeom, nas instituições Auditório Ibirapuera e Emesp, Lucas Coimbra realizou diversos trabalhos na área da educação musical e também atua no audiovisual e na fotografia. Nos palcos, trabalha atualmente com as bandas “Samuca e a Selva” e “Bando de Régia”.
É tudo delicioso, provocante e hipnotizante nas narrativas encantadoras de Dinah, que parece mesmo fazer um feitiço em crianças e adultos, e com seu pequeno moinho, moe perninhas de sapo, e pronto! Nem os adultos piscam!
Dia das Crianças, dia de muitos abraços, amigos, gargalhadas, pipoca, música e contos!
Não percam a oportunidade de vivenciar essa magia com suas crianças!
HISTÓRIA DE POR QUÊS
On-line e gratuito
Disponível na plataforma do Youtube, na página Sesc São Paulo
https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=4qR2QqCZ4lg
FICHA TÉCNICA
Narração, adaptação dos contos, direção e produção: Dinah Feldman
Composição e sanfona: Lucas Coimbra
Tapete cenográfico: Éder Lopes
Figurinos: Dri Dao (Burquina Fasso, África)
Fotos: Lucas Coimbra e Alberto S. Cerri