Festival de Cinema LGBTI+ 

O Rio terá um Festival de Cinema LGBTI+  totalmente online.

Entre os dias 8 e 14 de março será realizada a primeira edição do Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro, contemplado pela Lei emergencial Aldir Blanc, com patrocínio do Governo Federal, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Prefeitura do Rio.  Para o evento foram selecionadas 30 obras, sendo curtas-metragens de ficção e documentários que irão compor as mostras competitivas onde o foco será em vivências, narrativas e estéticas, que fazem parte desse grupo. Segundo os organizadores do evento, a ideia principal é potencializar as capacidades criativas de realizadores LGBTI+, enquanto criadores e técnicos, por meio de narrativas, que buscam se conectar com inovação da linguagem audiovisual, no contexto brasileiro contemporâneo.

Com origem africana, a linguagem pajubá era utilizada no Brasil para designar numerosas palavras e expressões provenientes deste continente. No entanto, o pajubá ganhou notoriedade em todo país ao surgir como questão do ENEM 2018, devido a sua popularidade na comunidade LGBTI+. O dialeto começou a ser usado como um código entre as travestis e posteriormente por outros membros da sigla, durante a ditadura militar como meio de enfrentar a repressão policial e despistar a presença de pessoas indesejadas.

Em 2006 foi lançado, em meio a polêmicas, Aurélia, A Dicionária da Língua Afiada (143 págs. Editora da Bispa) o primeiro dicionário de expressões gays do Brasil, um trabalho apurado dos pesquisadores e artistas Fred Lib e Ângelo Vip com projeto gráfico da artista plástica Pinky Wainer.

Na página do evento no Facebook é possível conferir o Beabá do pajubá com explicações de forma ilustrada e desmistificada.

O Pajubá – Festival de Cinema LGBTI+ do Rio de Janeiro será realizado em formato virtual, com transmissão pelo YouTube e Facebook. A programação completa será em breve no site https://www.pajubafestival.com.br/

O evento é uma realização da Cinetrupe Produções em parceria com a Um Silva Cultura e Conteúdo. Todos os selecionados irão receber o valor de R$ 300, já os vencedores ganharão um prêmio especial.