Dois talentos, duas almas, um álbum lapidado de poesia e sensibilidade

CLIQUE E OUÇA AGORA VALSA PARA OBALUAYÊ

A música é mestra em unir as pessoas e os talentos, grandes amizades surgem por intermédio da música. Assim foi com Ilessi e Vicente Paschoal, um encantamento à primeira vista — ou à “primeira ouvida”. Ele, experiente violonista e compositor, ela, intérprete dona de uma voz primorosa, também compositora. Juntos, e unidos por inúmeras afinidades e pelo mesmo pensamento musical, tiveram a ideia de lançar um trabalho inédito, que pudesse ser o registro da personalidade e da musicalidade de ambos.

Das impressões de Ilessi sobre as músicas de Vicente Paschoal e da vontade de gravarem juntos nasce um novo trabalho. As canções engavetadas desde 1994, início da trajetória de Vicente Paschoal, compostas em parceria com Marcelo Marsillac, Dario Tavares e Emanuel Freitas, unem-se às frescas composições em parceria com Ilessi, Ricardo Dias e André Lacerda, formando um repertório delicado e reflexivo, tanto no aspecto das melodias, na voz de Ilessi, quanto na poesia dos compositores, para dar origem ao álbum Rendição, com lançamento marcado para dia 16 de dezembro, que ainda conta com a belíssima participação de Luisa Lacerda.

Vicente Paschoal, além do notório trabalho como intérprete, na música de concerto, vem mostrando, nos últimos anos, um aguçado talento para a composição. Dedicado não somente à música instrumental, mas também ao universo popular do cancionista brasileiro, reúne em sua obra um diversificado repertório, bastante sensível aos aspectos da poética musical, rígido, no que diz respeito à forma, e desafiador nos caminhos da técnica violinística. Procurando, com isso, revelar o violão em toda sua potencialidade e expressão.

A carioca Ilessi atua como cantora desde 1998, já tendo levado sua voz e sua música por todo Brasil e por países como França, Suécia e Inglaterra. Em 2009, lançou pela gravadora CPC-UMES o CD “Brigador — Ilessi canta Pedro Amorim e Paulo César Pinheiro”, com arranjos e direção musical de Luis Barcelos. Em 2018, lançou pela gravadora Rocinante o seu segundo CD “Mundo Afora: Meada”, com arranjos e direção musical de Thiago Amud, e canções de Alexandre Andrés, Milena Tiburcio, Paloma Roriz, Paulo Rocha, entre outros. Em janeiro de 2020, lançou “Com os pés no futuro — Ilessi e Diogo Sili interpretam Manduka”. Em outubro de 2020, também pela gravadora Rocinante lançou o disco “Dama de Espadas”, com músicas próprias, e produção musical de Elísio Freitas e Vovô Bebê.

Desse novo trabalho, o single Valsa para Obauayê acaba de ser lançado e já se encontra disponível nas principais plataformas digitais de música. Acompanhe os artistas, conheça seus trabalhos para acompanhar o lançamento do álbum completo e ouvir todas as canções de Rendição.

CLIQUE AQUI E FAÇA O PRÉ-SAVE DO ÁLBUM RENDIÇÃO

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

“Vicente Paschoal é um músico de várias facetas. Concertista, professor de sucesso com vários alunos premiados, além de compositor inspirado e versátil, que transita com igual desenvoltura na vertente erudita e na popular. Sua sonoridade, sem nenhum exagero, está entre as mais belas do violão atual, cheia, penetrante e rica em cores e nuances, qualidade essencial de um músico de grande sensibilidade.”

Sérgio Abreu

 

“Vicente Paschoal representa o nível mais alto de aperfeiçoamento técnico em seu instrumento, originário de uma orientação sólida e competente assim podendo colocar em relevo sua musicalidade, com uma sonoridade clara e um inteligente jogo de matizes.”
Henrique Pinto

 

“Vicente é muito mais que um bom músico; é um artista, nasceu com a vocação da música e é consciente desta responsabilidade. Trata-se de um craque.”
Guinga

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 

SIGA ILESSI E VICENTE PASCHOAL:

> ILESSI

Instagram    Facebook    Spotify    Linktree

> VICENTE PASCHOAL

Site   Instagram    Spotify     Linktree

 

Fotos: Luiz Contreira