Grupo Tápias para crianças em ‘Creme do Céu’ — Dança, Teatro e Videoarte

Abril começa com uma programação especial destinada ao público infantil no Espaço Tápias, que apresenta “Creme do Céu”, no Palco Carioquinha.

“Creme do Céu” convida as crianças para um passeio pelo sistema solar com muitas cores, dança e diversão. O espetáculo fala da queda acidental de uma estrela na Terra — este é o ponto de partida de Creme do Céu. Criado originalmente em 2017, na França, pelo Grupo Tápias, a montagem infantil reúne dança, teatro e videoarte. Nesta nova versão brasileira, o elenco é formado pela coreógrafa e bailarina Flávia Tápias, o bailarino e ator circense Guilherme Gomes, a atriz Paula Braun e a bailarina Luciana Ponso. A realização acontece no Espaço Tápias. As apresentações serão sempre às 16h, aos sábados e domingos (dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22 e 23 de abril), na Sala de Espetáculos Maria Thereza Tápias, na Barra da Tijuca.

O texto, escrito originalmente por Rosane Alves, conta as aventuras de uma estrela curiosa que cai no planeta Terra e precisa encontrar uma forma de voltar ao céu. Para isso, conta com a ajuda de um adolescente, uma astrônoma e sua aprendiz. Enquanto buscam alternativas para o retorno da estrela, os quatro explicam o que é o Sistema Solar e as características de seus planetas de forma lúdica e divertida.

Há 20 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival, realizado em circuitos, possibilita trocas de experiências entre artistas nacionais e internacionais convidados, e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança. E este ano apresenta o projeto Palco Carioquinha, com peça de teatro e espetáculo de dança para os pequenos.

O Grupo Tápias é uma companhia de dança contemporânea com atuação no Brasil e no exterior, que conta com parcerias para a coprodução de alguns dos seus espetáculos, tanto no Brasil como na França. Como a coreógrafa Flávia Tápias foi artista residente no Les Bords de Scènes no ano de 2017, Creme do Céu é uma coprodução do Les Bords de Scènes com apoio do DRAC Paris e do Centro Les Récollets, que fez sua estreia nos dias 4 e 5 de março de 2017, na França, dentro da programação do Rencontres Essonne Danse.

“As crianças de hoje são muito antenadas e capazes de processar informações técnicas ou científicas com facilidade e naturalidade. A ideia de misturar dança e teatro é divertir e informar sobre um tema atual, ainda que de maneira lúdica, com fantasia e encantamento”, resume a diretora e coreógrafa Giselle Tápias. 

SOBRE O ESPAÇO TÁPIAS

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos.

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos.

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo.

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

FESTIVAL DANÇA EM TRÂNSITO 2023

Palco Carioquinha – “Creme do Céu” do Grupo Tápias

Sala Maria Thereza Tápias – Espaço Tápias

Avenida Armando Lombardi, 175, 2º andar, Barra da Tijuca

Temporada de 1 a 23/4

Sábados e domingos, 16h

Classificação etária: Livre

Duração: 50 minutos

Classificação: Livre

Ingressos: R$30 e R$15 (meia)

Vendas pela plataforma Sympla

 

FICHA TÉCNICA

 Direção Artística: Giselle Tápias e Flávia Tápias

Texto Original: Rosane Alves

Adaptação de Texto: Flávia Tápias, Giselle Tápias e Letícia Kaminski

Coreografias: Giselle Tápias e Flávia Tápias

Elenco: Flávia Tápias (Estrela), Guilherme Gomes (Menino), Paula Braun (Astrônoma) e Luciana Ponso (Aprendiz)

Direção de Produção: Espaço Tápias

Criação dos Vídeos: Eva Clouard

Criação e Edição do Vídeo de Abertura: Marcio Schwartz

Criação de Luz: Paulo César Medeiros

Operação de Luz: Erick Santos

Criação dos Figurinos e Adereços: Espetacular Produções e Arte – Ney Madeira e Dani Vidal

Costura: Mara Mello

Adereços: Cláudia Taylor

Bordados: Fátima Mendonça e Cláudia Taylor

Programação Visual: Letícia Andrade

Fotos: Pedro Serra

Apoio: Les Recollet (França), Rencontre Essonne Dans (França), Referência em Artes (Brasil) e Chez Bombom (Brasil)

Coprodução: Les Bords de Scenes (Athis-Mons, Juvisy-sur-orge, Morangis) l DRAC (Paris) e Dança em Trânsito (Brasil)

Realização: Espaço Tápias/Grupo Tápias

O espetáculo é apresentado e patrocinado pela Brasilcap

Foto: Pedro Serra