Desde que esse novo cenário começou, as relações de consumo sofreram uma grande modificação, afinal não é mais possível experimentar roupas, acessórios ou cosméticos. Por isso, o mercado teve que se adaptar e se render às vendas e compras on-line.
E como toda novidade, essa nova forma de consumo tem seus prós e seus contras, afinal ao passo que a internet é super prática e simples, ela também instiga as compras sem que busquemos todas as informações sobre os produtos. Se eu posso comprar a blusinha que sempre quis e que está na promoção com apenas um clique, por que eu perderia tempo lendo a composição têxtil dela?! Assim, devido a esse mix de praticidade e desejo, muitas vezes consumimos produtos de baixa qualidade ou que não precisamos.
Por isso, antes de clicar no mágico botão que faz produtos aparecerem na sua residência quase que de forma instantânea, algumas ações são fundamentais para que não caiamos no “conto do vigário”.
Depois de escolher seu objeto de desejo, observe e leia as avaliações do produto. Jamais ignore os comentários deixados por outras pessoas sobre o item que você quer comprar, afinal a opinião delas pode te dar mais certeza sobre a compra, ou te fazer repensar pontos, que até então não estavam sendo analisados.
Verifique as políticas de trocas e de devoluções da loja. Pois mesmo depois de uma análise minuciosa, o produto pode não ser exatamente como você queria ou imaginava, e por isso é sempre bom saber o tamanho da saga que você terá caso decida trocar ou devolver. Importante lembrar que para compras on-line o Código de Defesa do Consumidor garante a devolução do produto com ressarcimento do dinheiro até 7 dias depois do recebimento do mesmo.
No caso de roupas, acessórios e maquiagem é imprescindível que você leia todas as informações sobre a composição do produto. Para as roupas o mais importante é a composição do tecido, pois é isso que lhe dará informações sobre a qualidade e a durabilidade da peça e se está adequada com o clima onde você mora. Lembre-se que como não há a possibilidade de tocar na roupa para “sentir” todas essas informações, essa leitura da composição é como se fosse você estivesse experimentando a peça.
Já no que se refere a acessórios, principalmente de metais, e a maquiagem, ler a composição é fundamental para evitar futuras alergias quando for usar o produto, ainda mais porque esse é um efeito colateral que geralmente só aparece um tempo após ter usado o produto.
Por fim, como estamos na era digital, vale olhar as redes sociais da marca, as fotos em que os produtos foram marcados e os comentários, pois isso também pode te dar pistas sobre o grau de acerto da sua compra.
O mais importante de tudo isso é que você sempre tenha em mente se realmente precisa daquela peça e se ela fará diferença na sua vida, pois um coisa eu posso garantir, ao apertar aquele botão mágico, com certeza ela fará diferença na fatura do seu cartão de crédito.