Com que roupa?


Final de ano era época de comprar roupas. Muitas vezes, para famílias mais pobres (meu caso), era a única vez no ano que isso acontecia. Peças com cores para o Natal, peças brancas para a virada rumo ao ano novo.
Nunca gostei muito de comprar roupa. Nem nessa já distante infância, começo de adolescência, nem mais recentemente, na despida vida adulta. O fato de eu ser sempre magro me ajuda e não perco guarda-roupa tão fácil. Com isso, vou ficando com as velhas roupas coloridas ou brancas.

O samba de Noel (o Rosa, não o Papai), que diz “com que roupa que eu vou pro samba que você me convidou” se encontrou no centro da roda do mundo com o meme “não tenho nem roupa pra isso” e nos vestimos de indecisão na hora de escolher uma vestimenta para o término de um ano.

As simpatias e crenças com as cores: branco para a paz; amarelo-fartura; vermelho-paixão; verde-esperança. Descobri, pesquisando para essa costurada crônica, que laranja é desejo de bom-humor. Engraçado, né?

O ano que chega é marcado por muitas expectativas de grandes mudanças e superação de antigos problemas. Vestidos com esses sentimentos, nós decidimos o que usar no natal e na virada. Ou não, também.

Da mesma forma que nunca dei muita emenda para comprar roupas, tampouco me importei com cores a serem usadas no natal ou na virada do ano. Nada contra quem faz. Acho válido. Sou um fiel praticante do não-ateísmo: acredito em quase tudo. Se a intenção é boa, vista-se da cabeça aos pés. Ou fique sem nada dos pés à cabeça. É bom também.

Já passei natais de bermuda e camiseta velha, na sala de casa. No entanto, também já comprei roupas e fiquei feliz em passear com ela pelas ruas de Curicica, com meus amigos, igualmente animados com os tênis, camisas e bermudas com cheiro de chiclete e novo. Ostentação coletiva.

Na virada de ano, eu costumo usar branco. Inclusive camisas do Fluminense brancas. Até considerei usar esse traje de gala este ano. Mas não. Resolvi comprar uma camisa para o Réveillon. Qual a cor? Branca com o desenho de um Jacarandá-mimoso de folhas roxas. O que significa passar o ano novo de roxo? Sei lá. Sei que o um Jacarandá simboliza conhecimento e boa sorte, baseado em uma lenda amazônica – que eu acredito, é claro. Para mim está ótimo. Um feliz 2023 para todos e todas, independentemente da roupa vestida ou tirada. Felicidades!