O filme “Ana” fez sua estreia no Festival do Rio durante a “Mostra Competitiva de Longa Metragens da Première Brasil”, que aconteceu dia 12 de outubro. Filmado em 2019, o longa é protagonizado por Priscila Lima e exalta a força da mulher ao mesmo tempo que aborda temas de afeto e descobertas.
O convite aos cantores e compositores Blue e Malize para comporem a canção tema da protagonista Ana, veio do diretor e ex-secretário Municipal de Cultura do Rio de Janeiro Marcus Faustini. Ambos estiveram presentes na Mostra Competitiva de Longa Metragens, no Estação Net Gávea.
“Eu e Blue somos amigos e parceiros de composição, e quando Faustini fez o convite para compormos a canção tema do filme, mergulhamos de cabeça na história do filme e de Ana, a inspiração veio naturalmente quando ele nos passou características da personagem, a ambientação da história e um pouco da trama, foi um processo muito prazeroso e depois que vimos a canção com as imagens, tudo fez ainda mais sentido, a coisa toda se encaixou, é a mágica do cinema, ficamos muito felizes em participar”, contou Malize.
Trailer oficial:
A notícia de que o filme estrearia no Festival do Rio foi recebida com muita alegria. Filmada em 2019, a produção não pôde estrear antes porque Faustini assumiu o cargo de secretário municipal de cultura, inviabilizando a continuidade do processo. “Havia uma ansiedade. Eu tinha certeza de que o trabalho voltaria quando o mandato acabasse. A gente queria muito contar essa história e que as pessoas conhecessem essa mulher”, lembra, descrevendo Ana como batalhadora e solitária. “Ela carrega consigo uma série de questões internas a serem resolvidas. Além dos desafios diários, ela enfrenta a dificuldade de lidar com o irmão mais novo, que, ao explorar a cultura drag, vivencia a tensão de residir em uma área dominada pela milícia. A trama revela essa irmã protetora, que busca encontrar o melhor modo de apoiar e compreender as escolhas do irmão”, conclui.