Nesta quinta-feira (4), os amantes da sétima arte irão ganhar mais um reduto no Rio, a biblioteca Marialva Monteiro, que deve funcionar como um espaço para pesquisa, disponibilizando livros, catálogos e revistas especializadas em cinema, além da midiateca da Cavideo, uma tradicional locadora carioca, que permite a locação gratuita de filmes em DVD. O local escolhido para o seu funcionamento é no espaço anexo ao Centro Cultural Cavideo, nas charmosas Casas Casadas, sede da RioFilme, no bairro das Laranjeiras. O Centro Cultural foi inaugurado no ano passado, sob o comando do cineasta e produtor Cavi Borges, agora à frente da inauguração da primeira biblioteca do gênero no Rio. O acervo tem sido construído graças a doações e já conta com dois mil livros. Os empréstimos serão feitos em caráter gratuito por até uma semana, ou lidos e consultados no próprio local.
O nome da biblioteca é uma homenagem à educadora, fundadora e atual presidente do Cineduc, uma entidade que trabalha há mais de 50 anos com o uso da linguagem audiovisual no processo educativo. Marialva Monteiro é graduada em Filosofia pela PUC-RJ e mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Coordenou importantes projetos como o programa Olho Mágico, veiculado pela TV Educativa, fez a curadoria da Mostra Geração do Festival do Rio de 1999 a 2007 e é coautora com Bete Bullara do livro Cinema: uma janela mágica (Ed. Memórias Futuras) sobre linguagem cinematográfica.
Durante a inauguração da biblioteca, serão realizados os lançamentos de dois livros, “O Cinema Carioca na Lente da História” (RioFilme), um trabalho de resgate da memória histórica e afetiva dos primeiros palácios cinematográficos da cidade, e “O Cinema Independente Brasileiro Contemporâneo em 50 Filmes” (Ed. Sulina) de Marcelo Ikeda, que traz uma seleção de textos, que analisam as tendências estilísticas do cinema independente brasileiro, em cinquenta filmes, realizados entre 2000 e 2019.
Informações adicionais:
A biblioteca irá funcionar inicialmente de segunda à sexta das 10h às 17h, mas no dia da inauguração o horário será das 14h às 18h.
O local seguirá o protocolo com as principais recomendações da prefeitura, como a obrigatoriedade do uso de máscaras, medição da temperatura e uso de álcool em gel.
Ajude na construção do acervo da Biblioteca Marialva Monteiro doando livros de cinema, as entregas poderão ser feitas direto no local. Para doadores de outros estados, deverão ser enviados para o endereço: Rua das Laranjeiras 457/605, bloco B, CEP: 2224000-5 (A/C Cavi Borges).