A lendária banda estadunidense Groundation retorna ao Brasil em setembro com a turnê “Candle Burning”, que passará por oito capitais do país. O grupo se apresenta em Vitória (07/09, Álvares Cabral), Curitiba (11/09, Ópera de Arame), Porto Alegre (12/09, Opinião), Florianópolis (13/09, Life), Goiânia (17/09, Bolshoi), Rio de Janeiro (19/09, Circo Voador), Salvador (20/09, MAM) e encerra a rota brasileira em São Paulo (21/09, Audio).
Com sua mistura inconfundível de reggae roots jamaicano, jazz, dub e blues, a Groundation promete uma experiência musical transcendental, marcada por grooves orgânicos e misticismo sonoro. Em Curitiba, a apresentação acontece no dia 11 de setembro, na icônica Ópera de Arame, a partir das 19h.
Criada em 1998 na Califórnia, nos Estados Unidos, a Groundation é uma das maiores representantes do reggae progressivo no mundo. Seu som sofisticado e suas letras engajadas conquistam públicos em diversos continentes e trazem um estudo aprofundado sobre a convergência sonora de estilos que se comunicam não apenas pelo som, mas também por seus ideais, revelando a força cultural e política de ritmos historicamente ligados à resistência e à identidade negra.
O nome da banda tem origem na palavra “Grounation”, que é uma data sagrada para os Rastafaris, celebrada em 21 de abril. Essa data marca a histórica visita do imperador etíope Haile Selassie I à Jamaica, em 1966 — um momento de profundo impacto espiritual para a comunidade rastafari, que passou a considerá-lo uma figura divina. “Grounation” simboliza enraizamento, resistência e conexão com a terra e os ancestrais africanos, valores que atravessam toda a trajetória da banda e dão base à sua sonoridade e mensagem.
Ao longo de quase três décadas de história, a banda construiu uma discografia respeitada, com álbuns que marcaram gerações: Hebron Gate, Each One Teach One, We Free Again, Building an Ark e One Rock. O sucesso global da Groundation é representado por apresentações em mais de 45 países, espalhando sua mensagem e som com virtuosismo e autenticidade por alguns dos palcos e festivais mais importantes do mundo.
Em seu mais novo trabalho, Candle Burning, a Groundation aprofunda ainda mais a essência jazzística e espiritual que consagrou a banda, ao mesmo tempo em que explora novas paisagens sonoras e líricas. O disco é um chamado à fé, ao amor e à esperança em tempos conturbados, e traz participações emblemáticas de nomes como Alpha Blondy, Mykal Rose (Black Uhuru), Mutabaruka e Thomas Mapfumo.
Ao vivo, a Groundation é sinônimo de entrega, improvisação e comunhão, oferecendo shows que são experiências coletivas de transformação. O público é convidado a mergulhar em uma atmosfera densa e vibrante, guiada por instrumentos de sopro, linhas de baixo marcantes e mensagens de libertação, justiça social e reconexão espiritual.
A pré-venda, será feita com preferência para os inscritos, via plataforma Meaple. Para mais informações, acesse os perfis oficiais no Instagram das produtoras responsáveis pela passagem da turnê da Groundation.