AnDanças para crianças

Espetáculos infantis são necessários. As crianças do Brasil precisam ter acesso à cultura e à arte que o país esbanja, para crescerem ainda mais saudáveis.  São inúmeros os benefícios do teatro infantil na educação das crianças. O olhar e a escuta passam a ter maior desenvoltura quando eles têm acesso a esse entretenimento.

É possível ver toda beleza e encanto no espetáculo “AnDanças”, da banda cênica Comosceânica, formado por quatro multiartistas – Milena Filó, Fabrício Zava, Fábio Supérbi e Danile Martire.

Musicalidade, teatralidade e humanidade se unem a esse espetáculo trazendo magia e movimento corporal aos pequenos.

É possível tratar “AnDanças” como uma obra humanizada, pois há sentimento envolvido.

“Em tempos de quarentena, nossa casa virou o mundo e as galáxias de Maria, a música invadiu cada cantinho, para equilibrar um pouco do sufoco que tem sido esses dias. As andanças e danças de nossa pequena grande descobridora ficaram mais frequentes apesar do pouco espaço”, conta o casal de artistas Milena Filó e Fabrício Zava, a mãe e o pai de Maria.”

Existe amor maior?

Uma obra que transborda bons sentimentos entre os que a executam e aos que a assistem.
Há lirismo no vídeo trazido por esses artistas mergulhados em cenas adocicadas.

O tema conta a aventura de Maria, que ao completar um ano de idade começa a dar seus primeiros passos em direção as próprias descobertas. Tudo muito lúdico, pois Maria se aventura até uma galáxia. 

Este espetáculo infantil conta com uma musicalidade diferenciada, o ritmo “Cúmbia”, original da Colômbia, convida os pequenos a fazerem movimentos. Impossível não pegar as mãos dos sobrinhos, filhos, netos e sair dançando, em busca do ritmo desses movimentos tão importantes para eles. Uma brincadeira descompromissada, mas cognitiva, que estimula capacidades intelectuais e emocionais, a própria linguagem, o pensamento, a memória, o raciocínio, a capacidade de compreensão e percepção, aguça o imaginário infantil.

Pedagogicamente o espetáculo contribui muitíssimo com o desenvolvimento muscular, estimulando também a coordenação motora, a flexibilidade, a postura, a consciência corporal, as noções de espaço, além de melhorar a integração social das crianças. Vale ressaltar que a música contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico.

Maria está em cena e esbanja graça, envolve facilmente os espectadores, independentemente da sua pouca idade.

O espetáculo seria apresentado no Sesc, mas com a pandemia foi adaptado para o virtual. O que foi muito bem-vindo para os artistas e para os pequeninos. É possível encontrar o trabalho da banda Cênica também no Spotify.

Há cor no audiovisual, também coerência no tempo específico para as narrativas teatrais, adequado a faixa etária, suficiente para não causa inquietude nos pequenos, tudo bem diversificado prende a atenção, pois as cenas são permeadas com músicas coloridas. Se existem músicas coloridas? Sim, corra lá para ver!

Esta resenha é dedicada à Paula e ao Rafael, que durante essa pandemia, em meio a essa “guerra”, trouxeram ao mundo dois anjinhos, Thedoro e Valentina, meus sobrinhos. 

SOBRE O PROJETO

Cada artista gravou sua parte em casa e a conexão aconteceu por janelas de imagens resultando num vídeo cosmo-dançante. Em tempos de quarentena, a casa virou o mundo e as galáxias de Maria e a música invadiu cada cantinho, para equilibrar um pouco do sufoco que tem sido esses dias. As andanças e danças de nossa pequena grande descobridora ficaram mais frequentes apesar do pouco espaço. Portanto, este show também conta sobre o contexto histórico em que estamos vivendo e sobre nossas redescobertas nesse mundo como, mães, pais, avós, avôs, tias, tios, pessoas e seres humanos feitos pra sonhar e dançar.

A Cosmoceânica é uma banda cênica com obras artísticas voltadas principalmente para a primeira infância. Porém, sabemos também que, de maneira lúdica e divertida, nossas obras são para toda a família e todes, pois uma criança não se desenvolve sozinha. É através da interação, desse diálogo da criança com os adultos que a fruição com a arte acontece e descobrimos o mundo.

AnDANÇAS

Espetáculo infantil

On-line e gratuito

Classificação livre

Assista pelo Youtube Cosmoceânica Banda

https://youtu.be/XKgQxHYKrYw

FICHA TECNICA
Milena Filó | vocal, atuação, dramaturgia, piano, direção cênica, figurino e mãe de Maria.
Fabrício Zava | vocal, composição, violão, atuação, direção musical e pai de Maria.
Fábio Supérbi | narrador, dramaturgia e confecção de capacete de astronauta.
Daniel Martire | atuação, sax e confecção de capacete de astronauta.
Kika | ukulele e guitarra.
Pipo Pegoraro | músico antropocósmico, diversos instrumentos.
Lenis Rino | bateria e percussão.
Pedro Montessanti | mixagem e masterização.
Edição de vídeo | Fabrício Zava e Shot Filmes
Aura Cunha | Produção
Yumi Ogino | Produção executiva
Pombo Correio | Assessoria de Imprensa
Emi Takahashi | Marketing Digital
Marcos Magon | design visual e logo