Por Moreno
Storytellers – Ancestrais Futuros – 1º Episódio
O podcast Storytellers – Ancestrais Futuros é uma narrativa da ancestralidade do músico, saxofonista, produtor e arranjador Glaucus Linx, incluindo suas experiências musicais e o diálogo com a nova geração da música de matriz africana.
O saxofonista, produtor e arranjador carioca começou a estudar piano aos 5 anos, mas foi aos 19 no Conservatório de Música Villa-Lobos que definiu o sax como seu instrumento principal. Em 1985, produziu e arranjou “Somos Todos Iguais”, disco antológico de Elza Soares. Glaucus também tocou com Zezé Mota, Sandra de Sá, Cazuza, César Camargo Mariano. Em 1989, mudou-se para Paris, e rapidamente se entrosou com os músicos brasileiros, franceses, americanos e africanos da cena parisiense. Entre eles Isaac Hayes (Shaft), Zuchero, Yana Purim, Salif Keita e Carlinhos Brown.
Em 2005 criou o projeto Ancestrais Futuros, uma banda, álbum e apresentações com a proposta de apresentar a função primeira da música: “Provocar uma experiência espiritual e física, de cura e bem estar ao ouvinte.”
O podcast Storytellers – Ancestrais Futuros é uma releitura deste projeto acrescentando novos elementos como a narrativa da ancestralidade do músico, novas experiências musicais e o diálogo com a nova geração da musica de matriz africana.
No episódio de estreia, a chegada do avô de Glaucus ao Rio de Janeiro em um Navio Negreiro, sua infância em uma fazenda de Petrópolis como “adotado” e a fuga e casamento com uma portuguesa. Também conta a história de seus pais e a infância em Botafogo cercada de racismo e preconceitos.
Redescubra sua ancestralidade e o poder da musica no “Ancestrais Futuros”. Seja bem vindo e boa viagem!
Jorge Luiz Moreno (@morenofalaserio) Pesquisador, roteirista, produtor, editor e diretor do podcast Storytellers.