Arte Cênica até os fios dos cabelos é o que se pode esperar do espetáculo “O Enxoval”, com um texto simples, nada denso, encanta qualquer um que admire bons espetáculos.
Trazer a beleza da Terceira Idade para o palco não deve ser uma tarefa muito fácil, já que a realidade nem sempre é tão lírica.
O texto, feito a três mãos delicadas, assinado por Ana Paula Secco, Luiz André Alvim e Verônica Reis, apresenta notas de humor muito bem colocadas. O elenco também é composto por eles, é uma delícia assisti-los!
Uma das características mais expressivas desse espetáculo é o trabalho de voz do elenco, principalmente das duas protagonistas do interior. As duas senhoras octogenárias, Célia e Amélia, são como dois quitutes doces e sedutores, dá vontade de embrulhá-las e levá-las para casa, de modo a seguir as admirando para sempre.
A montagem é de 2010, mas é absolutamente atemporal. A história se passa em uma cidade do interior, o cenário bem executado por Ana Paula Secco e Luiz André Alvim traduz bem esse espaço de tempo. “O Enxoval” é um teatro filmado, nova modalidade teatral, que arrebatou plateias pelo Brasil afora, durante a pandemia.
As duas senhoras, os móveis, os objetos em cena e o antigo baú guardam incontáveis lembranças do passado. Não se pode esquecer os paninhos decorativos sobre o mobiliário, uma peculiaridade comum aos de mais idade. Quem não se lembrará da casa de uma avó?
As caracterizações são de excelência e estão em harmonia com os figurinos de Ana Paula Secco, tudo em perfeita sintonia cênica.
Se por um lado Célia, em suas narrativas, mata os espectadores de rir, Amélia, com suas partituras corporais, arranca suspiros de admiração, sua coluna curvada e mãos trêmulas, a dificuldade de andar, absolutamente convincentes. Há cuidado e ternura em todo trabalho gestual.
É possível fazer uma crítica dramatúrgica, o texto é extenso, belo, divertido, realista, prazeroso, leve, seria possível descrevê-lo com uma série de outros bons adjetivos, sobrariam razões que os justificassem.
“O Enxoval” é baseado e inspirado em fatos. Duas anciãs do interior de Minas Gerais, oferecem o telefone convencional para que as pessoas possam fazer chamadas em troca de valores. Amélia mantem um enxoval e com ele a esperança de que o noivo retorne. Sofre de diabetes e vive aprontando às escondidas, longe dos olhares fiscalizadores de sua amiga e cunhada Célia.
Nostalgia, amor, sentimentos ambíguos, vividos e retidos parecem aflorar como um vulcão para os espectadores que vão das gargalhadas às lágrimas.
Daniel Herz, como diretor do espetáculo por um tempo, corroborou bastante com as expressões corporais das atrizes, que já estavam talhadas com esmero na construção de seus personagens.
Daniel, um dos diretores dessa atualidade difícil enfrentada por produções e artistas ao longo da pandemia, conduzir muito bem seus espetáculos, mesmo frente a inúmeros desafios, e sabe destrinchar, como ninguém, a tríade cênica: artista, texto e público. O encanto de Daniel por esse espetáculo é visível ao público.
O sensível espetáculo da Cia de Atores de Laura veio como uma emancipação, pois comemora os dezoito anos da companhia teatral, criada em 1992, por Daniel Herz e Susanna Kruger. A companhia carioca coleciona 19 prêmios nacionais e internacionais.
Daniel Herz revela, que ao longo desses anos, aprendeu muito mais do que ensinou e afirma que a vida só vale a pena fazendo teatro.
— Cada dia que me encontro com esses atores, proponho uma dinâmica, uma cena, e eles sempre me surpreendem. Quando crescer quero ser tão bom ator quanto cada um dos nove atores de Laura, declara Daniel, um dos fundadores da companhia.
Teste a sua glicose, antes de assistir ao espetáculo, depois entregue-se a essa doçura toda, com vontade!
O ENXOVAL
On-line e gratuito
Duração: aproximadamente 70 min
Assista:
FICHA TÉCNICA
Texto: Ana Paula Secco, Luiz André Alvim e Verônica Reis
Direção: Luiz André Alvim
Elenco: Ana Paula Secco, Luiz André Alvim e Verônica Reis
Cenário: Ana Paula Secco e Luiz André Alvim
Figurinos: Ana Paula Secco
Iluminação: Luiz André Alvim
Programação Visual: Ana Paula Secco
Realização: Cia Atores de Laura