No sábado (13), a população carioca poderá celebrar, gratuitamente, a magia do Natal em um tradicional ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro com um concerto para todas as idades: a partir das 18h, a Orquestra Forte de Copacabana interpretará tradicionais canções natalinas junto a clássicos da música brasileira, já tradicionais no repertório do projeto. Gratuito e aberto ao público, o concerto será realizado na Alameda do Forte de Copacabana e, para participar de forma gratuita, basta informar na bilheteria do local que irá participar do evento.
A noite começa com a Camerata Forte de Copacabana, formada pelas jovens instrumentistas de cordas, seguida da Orquestra de Câmara Forte de Copacabana e, por fim, a Orquestra Forte de Copacabana, conjunto musical originário do projeto, ocupa o palco.
“Vamos celebrar o Natal e a conclusão do ciclo de 2025, um ano repleto de conquistas artísticas do projeto com a criação de dois novos grupos, também com cunho social”, contextualiza Márcia Melchior, diretora geral da Orquestra Forte de Copacabana. Márcia destaca, ainda, que o evento dará as boas vindas ao novo comandante do Forte de Copacabana, Coronel Ribeiro Galvão. “Para impulsionar a inclusão social por meio dos nossos grupos musicais, o Forte, nossa casa e porto seguro, tem sido um parceiro fundamental”, frisa a diretora.
Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, a Orquestra Forte de Copacabana é formada por 28 jovens de 13 a 21 anos, alunos da rede pública de ensino. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Rudá por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais, tem como mantenedora a CNOOC – PETROLEUM BRASIL e conta com o patrocínio do Grupo Shalom e da Tijoá Energia e com o apoio cultural da Associação de Arte e Cultura RioMont.
Além de estimular conhecimentos e habilidades próprias à execução do instrumento escolhido, a participação no projeto proporciona aos jovens a oportunidade de profissionalização.
Em 2025, o projeto passou por uma significativa expansão, envolvendo um maior número de alunos e a criação de dois novos grupos: a Camerata Forte de Copacabana, composta exclusivamente por mulheres jovens instrumentistas de cordas, incluindo violinos, violas, violoncelo e contrabaixo; e a Orquestra de Câmara Forte de Copacabana, formada pelas cordas e também por outros instrumentos como trompa, oboé, fagote e bateria.
“O objetivo do projeto é capacitar os jovens para que eles cheguem a ingressar em orquestras profissionais, em orquestras das Forças Armadas, e que tenham um caminho profissionalizante, graças à música. Felizmente, ao longo dos anos, diversos estudantes da Orquestra ingressaram em projetos musicais e culturais e na Academia, alguns chegando ao doutorado”, finaliza a diretora geral da Orquestra Forte de Copacabana Márcia Melchior.
ORQUESTRA FORTE DE COPACABANA – REPERTÓRIO DE NATAL
Abertura: Camerata Forte de Copacabana e Orquestra de Câmara Forte de Copacabana
Evento gratuito, aberto ao público
Sábado, 13/12, às 18 horas
Forte de Copacabana
Alameda do Forte de Copacabana, Praça Cel. Eugênio Franco 1, Posto 6, Copacabana
Duração 60 minutos
Classificação livre
















