A exposição CAZUZA EXAGERADO é a maior mostra já realizada para celebrar a vida e a obra de um dos maiores nomes da música nacional e comemora os 40 anos do lançamento do álbum Exagerado em uma área com mais de 1500 metros quadrados, montada no terraço do Shopping Leblon, bairro onde Cazuza viveu e se tornou uma figura marcante na cena cultural carioca e de todo país.
O imenso acervo pessoal, preservado por Lucinha Araújo, mãe do artista e presidente da Sociedade Viva Cazuza, traz ao público uma experiência emocionante e sensorial, espalhada por nove salas imersivas. Cada novo e surpreendente ambiente permite ao visitante reviver a vida e a trajetória artística de Cazuza e mergulhar no universo desse, que foi um dos maiores artistas da música brasileira e como poucos, traduziu de forma clara, direta, irreverente e corajosa sua visão do mundo, em letras carregadas de sentimentos, poesia e verdade.
Nos espaços da exposição: cenografia, hologramas, inteligência artificial, diversos ambientes com interatividade e inúmeros depoimentos de renomados artistas e personalidades.
Percorrer a exposição é revisitar todas as fases da vida de Cazuza — da infância à fama, passando pelo Barão Vermelho, pela carreira solo, por sua atuação como cronista na década de 80, até sua morte precoce aos 32 anos, em 1990.
A maioria dos itens expostos na mostra nunca havia sido mostrada ao público, figurinos de palco e roupas da intimidade do cantor, documentos, cartas, bilhetes, poemas, manuscritos, desenhos, as letras originais das canções datilografadas pelo compositor, áudios e vídeos. A música do poeta está presente ao longo de toda imersão e o visitante pode também eleger o que quer ouvir em inúmeros momentos.
Dezenas de depoimentos emocionantes, como os de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Léo Jaime, Frejat, Pedro Bial, Fernanda Montenegro, entre outros, dão ainda maior dimensão a enorme contribuição do artista para a arte, para a cultura e especialmente, para a sociedade brasileira, ao trazer à tona temas, sem preconceitos ou tabus, questões fundamentais para sua geração e para o futuro.
A exposição, idealizada por Lucinha Araújo, com curadoria de Ramon Nunes Mello, é um programa imperdível, sucesso de crítica e de público, já recebeu milhares de visitantes desde sua estreia em junho, e prorrogou a temporada no Shopping Leblon, até o dia 14 de setembro.
Cazuza vive, sua arte e obra continuam sendo inesgotável fonte de inspiração!
Crédito fotos: Rodrigo Malize/Jornal Portal
EXPOSIÇÃO CAZUZA EXAGERADO
Temporada estendida até 14 de setembro
Local: Shopping Leblon
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290, Leblon
Acessibilidade: espaço 100% acessível, com banheiros adaptados e elevadores
Segunda a sábado, das 10h às 22h
Domingos e feriados, das 13h às 21h
Ingressos a partir de R$ 40
Compre pelo site Fever
Link: https://feverup.com/m/361086/?