Beco do Spanta anima as segundas de janeiro com rodas de samba e convidados na Marina da Glória

As segundas-feiras de janeiro de 2025 vão ganhar uma programação com a cara do verão na Marina da Glória. Nos dias 6, 13 e 2o de janeiro acontece o Beco do Spanta, união do Universo Spanta, mais diverso festival de música brasileira do país, e do Beco do Rato, famoso reduto da boêmia localizado na Lapa. A iniciativa das duas marcas cariocas, que têm o samba e o carnaval no DNA, ganhou vida para valorizar ainda mais esse ritmo que é a cara do Brasil e dar protagonismo aos artistas e personagens que fazem samba o ano todo no Rio de Janeiro. E, mantendo a tradição do bar, o público será brindado com a presença de convidados surpresa. Os ingressos para o Beco do Spanta começam a ser vendidos na próxima segunda, dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba.
Para Diogo Castelão, idealizador do Universo Spanta, a iniciativa relembra o início da marca, que nasceu como bloco de carnaval e ficou famosa ao promover, ainda na Lagoa Rodrigo de Freitas, ensaios onde aconteceram grandes rodas de samba. “O Spanta ganhou vida pelo nosso amor ao carnaval e ao samba. A oportunidade de estarmos juntos com o Beco do Rato, uma das principais marcas relacionadas ao samba no Brasil, é motivo de muito orgulho. E a presença do Arlindinho conosco que, além de grande artista, tem um vínculo artístico e afetivo muito grande conosco nos faz ter a certeza que será um verão histórico”.
Reconhecido como local de resistência cultural e tradicional reduto dos cariocas e turistas, o Beco do Rato vai levar para o festival Universo Spanta o clima de descontração que reúne ao longo de todo ano um público alto astral na Lapa. “É uma honra fazer parte deste evento que já é um marco para a nossa cidade. A união do Spanta com o Beco do Rato vai oferecer um encontro com nomes importantes do samba, contribuindo para a efetiva democratização do acesso à cultura e preservação do mais brasileiro dos ritmos. Estamos muito felizes por somar e contribuir com a cultura brasileira e, principalmente, carioca”, conta Lúcio Pacheco, sócio e filho de Márcio Pacheco fundador do Beco do Rato.

Programação

O Beco do Spanta estreia no dia 6 de janeiro, abrindo a programação do festival, com atrações que mesclam carnaval de rua com roda de samba. O Bloco Spanta Neném, que há mais de 20 carnavais arrasta mais de 10 mil pessoas na Zona Sul do Rio, faz a festa com a bateria Spantosa, comandada pelo mestre Caliquinho e seus 140 ritmistas. E Arlindinho, um dos grandes nomes da nova geração do samba, que dá continuidade ao legado do pai, o grande Arlindo Cruz, estará presente como anfitrião nesta e em todas as segundas-feiras no comando da roda de samba.
Também na primeira segunda-feira, os sambistas Inácio Rios e Mosquito trazem para a Marina da Glória o projeto Encontros Casuais, que faz parte da programação oficial do Beco do Rato com a participação de parceiros da dupla. O cantor e compositor Marquinho Sathan, reconhecido como um dos melhores intérpretes do samba do país com mais de 50 anos de carreira e grandes sucessos, como “Falsa Consideração”, “Me Engana Que Eu Gosto” e “Pura Semente”, faz uma participação especial.

Na segunda seguinte, dia 13 de janeiro, o Beco do Spanta segue com a roda de samba comandada por Arlindinho, além de celebrar o pagode dos anos 90 com Délcio Luiz, compositor de mais de 500 músicas como os os clássicos ‘Marrom Bombom’, ‘Gamei’ e ‘Cilada’, acompanhado de sua banda. E, completando o set, o cantor e compositor Mauro Diniz, herdeiro da Velha Guarda da Portela, irá presentear o público com canções de sucesso como “Loucuras de uma Paixão”, “Papel de Pão”, entre outros sucessos de sua carreira
Encerrando os trabalhos do Universo Spanta, na segunda, dia 20 de janeiro, feriado de São Sebastião, o Beco do Spanta terá o Grupo Arruda que, em 2025, completa 20 anos de existência de uma história de amor ao samba iniciada em uma barraca em frente à quadra da Estação Primeira de Mangueira. E também recebe o cantor e compositor Moyseis Marques, um dos fiéis representantes do resgate do samba de raiz nos anos 2000 nos bares da Lapa e Santa Teresa, que já foi inclusive autor e intérprete do samba-enredo no Bloco Spanta Neném no carnaval de 2008.

SOBRE O FESTIVAL SPANTA

O festival Universo Spanta 2025, mais diverso festival de música brasileira do país, anuncia a chegada de mais dois nomes ao line-up: Simone Mendes e a banda É o Tchan. A cantora sertaneja chega para completar o cast de 18 de janeiro, que já conta com Belo e Ludmilla no Palco Guanabara. A banda de Axé, comandada pelos cantores Beto Jamaica e Compadre Washington, participa da homenagem aos 40 anos do Axé, junto de Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Bell Marques. Os ingressos para o Universo Spanta já estão à venda na Zig Tickets.

O festival começa no dia 10 de janeiro, com uma noite dedicada ao pop com shows no Palco Guanabara do cantor Jão, que traz a turnê que tem rodado o país, intitulado “Superturnê”, e de Luísa Sonza com o espetáculo “Escândalo Íntimo”. No Palco Lapa, estarão pela primeira vez no festival a cantora Priscilla e os paranaenses do Jovem Dionísio, além do campeão do Voa Sabiá, competição musical que revelou jovens talentos da música brasileira, Alan Rosa.

No dia seguinte, sábado 11 de janeiro, a programação mantém a tradição do Festival Universo Spanta em apostar na mistura de gêneros musicais. No Guanabara, às margens da baía, o som vai desde Gloria Groove, com a “Serenata da GG”, o sertanejo da dupla Jorge e Mateus, e os remixes dançantes do artista Pedro Sampaio. E, no Lapa, tem samba com Jorge Aragão, pagodão baiano com a banda Àttøøxxá e uma roda de funk com MC Carol, Tati Quebra Barraco e Valesca Popozuda.

Encerrando o primeiro fim de semana, no domingo dia 12 de janeiro, os shows reúnem atrações vindas direto do Norte e Nordeste: Almério e Martins, dupla revelação da música pernambucana, Zé Ramalho, acompanhado dos filhos Linda e João, e a cantora e multi instrumentista Lucy Alves.

Segundo fim de semana
Na sexta-feira, dia 17 de janeiro, a festa recomeça e o rap é o ritmo da vez no Universo Spanta 2025. No palco Guanabara, os artistas Filipe Ret e BK’ vão fazer a Marina da Glória tremer com o som campeão das plataformas digitais. No Palco Lapa, se destacam duas potências femininas e nomes da nova geração do movimento: a baiana de Feira de Santana Duquesa e a capixaba Budah. E vindo do outro lado da Baía de Guanabara, de São Gonçalo, o rap romântico de MC Maneirinho completa a noite.

A programação de sábado, 18 de janeiro, tem a cantora Ludmilla, presente em diversas edições do festival, o pagodeiro Belo, que fez um show inesquecível na última edição do Universo Spanta em 2024, e a sertaneja Simone Mendes. No mesmo dia, o trio Os Garotin, que recebeu três indicações ao Grammy Latino 2024, a música contagiante do baiano Tatau e o cantor e compositor Kevin O Chris sobem ao palco Lapa.

No último domingo, 19 de janeiro, o Festival Universo Spanta 2025 vai fazer uma grande homenagem à Bahia. No Palco Guanabara, uma homenagem aos 40 anos do Axé, com ícones do carnaval baiano: Bell Marques, Ivete Sangalo e Daniela Mercury prometem trazer a festa de Salvador para a Marina da Glória. E, no Palco Lapa, a festa vai comemorar os 75 anos do trio elétrico com Armandinho, Dodô e Osmar, a banda É o Tchan e a nova geração com a dupla Rafa & Pipo Marques.

BECO SPANTA
Marina da Glória
Avenida Infante Dom Henrique, S/N, Glória, Rio de Janeiro
Ingressos disponíveis na Zig Tickets
Acesse aqui release aqui do Festival Universo Spanta

Programação Beco do Spanta
Dia 6/JAN
Bloco Spanta
Encontros Casuais – com Mosquito e Inácio Rios
Arlindinho
Participação especial – Marquinho Sathan

Dia 13/01
Délcio Luiz
Arlindinho
Mauro Diniz

Dia 20/01

Grupo Arruda (foto divulgação)

Arlindinho

Moyseis Marques