O Centro da Música Carioca Artur da Távola será palco, no dia 3 de fevereiro, de um espetáculo onde a música é o fio condutor que leva à poesia e dança. O cantor e compositor Almir Chiaratti traz um show multilinguagem faz uma narrativa musical não-linear, com intervenções de poemas, danças e performances costurando o repertório, a partir das 17h. As entradas são gratuitas.
O show contará com participação do poeta Tom Grito e da bailarina Gabriela BlackBarbie, além da performance Tecnocurupira. O personagem, que permeia as canções do álbum “Frágil”, lançado em 2021 por Almir. Ele aparece com indumentária criada por Rui Cortez, inspirado na obra do Bispo do Rosário, e construída a partir de rejeitos tecnológicos reciclados para trazer ao palco a temática ambiental e incrementar o espetáculo.
Não por acaso, a temática das canções propõe que reciclemos nossas emoções e cantemos sobre nossas alegrias, perdas, separações e reencontros. Acompanhando o conceito, os figurinos foram confeccionados com técnicas de upcycling e reaproveitamento de materiais têxteis pelo artista visual e estilista Gustavo de Carvalho.
Estarão no programa do show, ainda, as músicas de destaque de “Bastidores do Sorriso”, o trabalho de estreia de Almir Chiaratti; e interlúdios utilizando os poemas de seu livro “Fissão: Juntar Sílabas Como Quem Separa Átomos”, lançado pelo selo doburro, durante a 20ª FLIP, em 2022.
O Centro da Música Carioca Artur da Távola é um espaço dedicado à memória, criação e pesquisa da música carioca em todas as suas manifestações, administrado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. A casa funciona num antigo palacete e anexo na esquina da Rua Conde de Bonfim com Rua Garibaldi, e oferece espaço para exposições, cursos, oficinas e espetáculos musicais para todas as idades.
O projeto é contemplado pelo edital JANELÃO – FESTIVAL DE ARTE URBANA E POPULAR DA ZONA NORTE E DA ZONA OESTE, da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre o artista:
Almir Chiaratti é um compositor, cantor, poeta, produtor e realizador audiovisual com raízes na canção brasileira e na MPB das décadas de 60 e 70. Sua carreira solo começou em 2015 com o álbum “Bastidores do Sorriso”, influenciado pela MPB Tropicalista dos anos 70. Em 2021, lançou o segundo disco, “Frágil”, produzido por Federico Puppi, indicado ao Grammy USA em 2014 e ao Grammy Latino em 2015.
Almir Chiaratti também é reconhecido por sua atuação na área teatral, sendo contemplado com prêmios e participando de projetos que unem música e poesia. O multiartista segue criando e compartilha com o público seus próximos passos musicais e poéticos em um espetáculo único.
Almir Chiaratti
Data: 3/2, às 17 horas
Centro da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: Entradas gratuitas, sujeitas a lotação
Classificação: Livre – adequado para todas as idades.
Foto divulgação: Julio Andrade