Violão brasileiro de Filippe Moura deflagra a originalidade de seu trabalho

Filippe Moura é bacharel em música pela UNICAMP, tendo a ênfase de seus estudos em violão brasileiro. Em 2012, participou como compositor, coprodutor e coarranjador da gravação do EP, da banda Disco Voador. O trabalho foi lançado pela gravadora Dubas, do compositor – participante do Clube da Esquina – Ronaldo Bastos. O trabalho recebeu boas avaliações de músicos como Nico Rezende, Humberto Effe e do próprio Ronaldo. Durante parte do ano de 2014, a convite do músico e professor Ulisses Rocha, frequentou a University of Florida (EUA). Lá teve aulas de arranjo e análise musical; também foi assistente do professor, em algumas aulas.

A música foi desde cedo uma parte integral da vida e do desenvolvimento do artista. Seu contato inicial com a música e, principalmente, com o violão e a canção, foi através do violonista e professor Ulisses Rocha, figura fundamental na formação do músico até os dias atuais. Foi dessa relação que apareceram suas primeiras oportunidades de se apresentar.

Após o tempo nos Estados Unidos, Filippe trabalhou com composição e produção de projetos musicais e de outras áreas da cultura. Foi o tempo necessário também para o estudo e desenvolvimento de seu último trabalho, intitulado ILHA.

O desenvolvimento do projeto contou com as parcerias de Felipe Consoline como coarranjador, Rodrigo Bueno “Papito” (bateria), Nego Jam do RZO nas rimas; João Maia como compositor; e Vitor Loureiro na parceria musical, mix, arranjos, composição e produção.

Além destes grandes artistas, nomes consagrados da música brasileira tiveram envolvimento na construção do trabalho, Dalton Vicente, na masterização, Ulisses Rocha, como mentor e participação nos arranjos de guitarra e Luiz Carlos Maluly na coprodução e com observações preciosas.

O show de lançamento do trabalho foi realizado (antes da pandemia) no Centro Cultural Rio Verde, em São Paulo e contou com a participação de grandes artistas como Claudio Zoli, Nego Jam RZO e da cantora Thai. A produção do evento foi feita em parceria com a agência Rhadar Cultural.

A atmosfera dançante do EP Ilha, é bem demarcada pela qualidade musical e instrumental, especialmente pelas cordas e ganha forma bem delineada pela composição, leve, cuidadosa e madura das 5 músicas. Em “Tempo Rei” e “Corrente” a poética do cotidiano e do amor fica ainda mais evidente.

Após o lançamento do EP ILHA, Filippe Moura prepara novo show ao vivo, que será lançado e divulgado por meio das redes sociais e plataformas digitais em breve.

OUÇA o EP Ilha:

https://open.spotify.com/album/19x2c8mHyLfXTkCSGpfgis?si=c4_6ZFDWQwmnDYO9sMMhLw

Siga o artista:

Instagram https://www.instagram.com/filippemoura/?hl=pt-br 

Youtube www.youtube.com/user/lfilippemoura

Foto Rafael Mollica