A encantadora Teresópolis, carinhosamente chamada de “Terê, também conhecida como a “Capital Nacional do Montanhismo”, fica a 97 km do Rio de Janeiro, apenas 1h30 de carro, e é uma excelente pedida para um final de semana na Serra, para curtir o friozinho, com direito a lareira, bons vinhos e até festival de Fondue.
A cidade, entranhada na Mata Atlântica, tem sua identidade ligada diretamente ao turismo ecológico, abriga a sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e do Parque Estadual dos Três Picos, além de ser sede do centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, no bairro da Granja Comary, o que atrai inúmeros visitantes ao longo do ano.
O cartão postal, vitrine para quem entra e sai de Terê, é o Mirante do Soberbo, parada obrigatória parar tirar as melhores fotos do Dedo de Deus, do Escalavrado e da Serra dos Órgãos.
Em um final de semana é possível fazer uma intensa e diversificada programação, o clima de montanha é agradável e convidativo. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos possui mais de 200 km de trilhas de todos os níveis, inclusive trilhas acessíveis para cadeirantes. É considerado o melhor parque do país para a prática do montanhismo. É lá que acontece a famosa Travessia Petrópolis x Teresópolis, com 30 km de extensão, feita geralmente em três dias. Mas há trilhas leves e passeios para um dia, como a Cachoeira dos Frades (acesso pela rodovia, Teresópolis – Friburgo, na altura do Km 20) com uma queda de mais ou menos 10 m de altura e um ótimo poço apropriado para o banho.
A gastronomia da região é um atrativo a parte. Incontáveis restaurantes e tabernas, para todos os gostos e bolsos. Alguns ideais para um jantar romântico, outros adequados a toda família.
O tradicional banquete servido há mais de 45 anos pela Dona Irene (Rua Tenente Luiz Meirelles, 1800, Bom Retiro) precisa de reserva antecipada. O cliente sai com a sensação de nunca ter comido tanto e tão bem na vida. A vodka que acompanha a refeição, produzida na casa, é aromatizada e vem à mesa, dentro de um bloco de gelo, o que lhe confere uma consistência licorosa.
Outra boa pedida é a pizzaria Manjericão (Rua Flávio Bortoluzzi, 314, Alto), considerada uma das melhores de Terê, quer dizer, do Rio! A Vila St. Gallen (Rua Augusto do Amaral Peixoto, 166, Alto), reproduz uma pequena aldeia alemã, divide seu amplo espaço entre uma cervejaria, um bistrô francês, um restaurante de fondue e a vila em si, onde se pode degustar sorvetes e chocolates, experimentar a culinária alemã, visitar a capela, jogar sinuca e experimentar a já famosa cerveja Therezópolis. O ambiente é agradável, charmoso, com excelente atendimento e cardápio bem variado.
Uma boa dica também é o restaurante Caldo de Piranha (Rua José Elias Zaquem, 305, Agriões), especializado em frutos do mar, eleito pelo “Água na Boca”, do Jornal o Globo, o melhor da cidade.
Antes de voltar para casa, visite a famosa Feirinha do Alto e se prepare para voltar de mala cheia. Na feira há uma enorme variedade de artesanato, roupas de frio, de ginástica, roupas íntimas, além de barracas de doces e bebidas a preços convidativos.
Até a próxima e boa viagem!