Uma aula sobre teatro

Como se não bastasse ser um dos melhores artistas cênicos do Brasil, Renato Borghi mesmo durante uma pandemia extremamente agressiva à sociedade brasileira, não abandonou os palcos e os seus devotos espectadores. E em “Borghi em revista — origens” Renato por intermédio do Sesc Ipiranga ao vivo, dá uma aula de história do Teatro brasileiro, oferecendo aos amantes do teatro um respiro saudoso e encantador.

O ator conta a sua história com uma delicadeza e um lirismo sem igual. O espetáculo ainda está disponível na plataforma do YouTube no canal do Sesc ao Vivo. E o espetáculo, com a direção do Elcio Nogueira Seixas, é de uma densidade imperdível. Elcio com sua pesquisa e roteiro, presenteia cada espectador, e o terno “Rei da Vela”, senhor Renato Borghi parece se transportar a momentos passados e dá vida a obra.

A tríade: cênica, ator e texto estão bem representados nesse primor de obra. Aqueles que respiram arte teatral irão ao delírio com “Borghi em Revista  — Origens”. Aos olhos uma direção de arte elegante, por meio de um figurino bem executado. Márcia Moon merece palmas por seu olhar sutil.

Cacá Machado traz uma trilha sonora erudita, não poderia ser mais assertivo. Enquanto Elcio e Renato dialogam sobre a história do teatro, uma projeção lindíssima testemunha a narrativa.

Elcio foi imenso, um grande roteirista, ávido e perspicaz. E ainda mais sadio sua escolha ao trazer Renato para lembrar sua trajetória e todo processo transformador pelo qual o teatro atravessou, o ator é uma lenda viva do teatro brasileiro e não poderia ter outro artista para essa execução.

O mestre cênico Renato Borghi conquista mais uma vez a plateia, mesmo virtualmente.
Renato começa trazendo as vedetes, Luz Del Fuego, Dercy, Oscarito, Virgínia Lane, Aracy Cortez e o Teatro de Revista, não esquecendo Walter Pinto. E mergulha fundo entre risos e lembranças belíssimas.

O teatro Rival que até hoje resiste é mencionado. Procópio e Bibi foram descritos pelo artista que o faz frente as suas memórias de criança. Renato e poesia, são pura simbiose! Que beleza, quanta grandeza.

As inovações do Zimba, por intermédio da luz no espetáculo Vestido de Noiva, junto a Nelson Rodrigues, o reconheceram como melhor dramaturgo brasileiro.

O espetáculo “Borghi em Revista – Origens” é uma aula de teatro. Alunos, artistas, companhias teatrais, apaixonados por teatro, todos deveriam assistir a essa obra e entender como o teatro do Brasil se desenvolveu, criou formas e identidade.

A história de Renato Borghi se confunde à história das Artes Cênicas brasileira. Integrante do Teatro Oficina, a primeira companhia de teatro, Renato teve papéis marcantes e traçou seus próprios passos. 

O teatro gozador, astuto e nunca apolítico do ator são marcas que o definem. “O Rei da Vela” está entre nós e continua vivo. “O Rei da Vela” é um tesouro nacional. O Galileu brasileiro deveria ser tombado. “Borghi em Revista – Origens” foi levado ao ar antes do Natal, mas é um espetáculo atemporal, com a legitimidade de um passado glorioso, tão glorioso quanto o magistral Renato Borghi.

BORGHI EM REVISTA – ORIGENS

On-line e gratuito

Classificação: 12 anos

Assista https://www.youtube.com/watch?v=zkDJKuYzdTc&t=15s

FICHA TÉCNICA
Elenco: Renato Borghi e Elcio Nogueira Seixas
Direção, Pesquisa, Roteiro e Iluminação: Elcio Nogueira Seixas
Direção de Arte: Márcia Moon
Trilha Sonora: Cacá Machado
Operador de projeção: Francisco de Araújo