Quem será o real vilão?

    Assim como na alimentação e nos medicamentos, na moda também há os vilões que estão acabando com o meio ambiente e destruindo o planeta.

    Na atualidade, os principais malfeitores são o jeans e as lojas fast fashion, afinal para manterem suas produções estariam usando toda a água do planeta e erodindo o solo, sem contar com a quantidade de lixo que produzem com as peças que as pessoas jogam fora após um tempo.

    É indiscutível que essas duas indústrias poluem o planeta e estão contribuindo para a escassez dos nossos recursos naturais. No entanto, será que a maioria das pessoas precisa realmente ter mais de duas calças jeans no armário? Será que se cada um de nós comprasse a quantidade de calças jeans que realmente usa as indústrias produziriam em grande escala? E se cada um de nós olhasse detalhada e reflexivamente para o seu guarda-roupa, será que teria como dizer com afirmar que usou muito cada calça jeans que tem?

    É fácil criticar as lojas fast fashion quando se tem dinheiro para comprar peças de algodão orgânico ou que são produzidas de forma sustentável, afinal o conceito é de moda justa e não de moda democrática. Entretanto, pense naquela pessoa que está começando no mercado de trabalho e que precisa estar bem vestida para poder conquistar seu lugar ao sol, o que ela faz? Como se vestir de “forma bela e apresentável” com pouco dinheiro sem recorrer as fast fashion? Da mesma forma quem tem muito dinheiro e quer um item que está na moda, mas que daqui a pouco ficará “demodê”, acaba recorrendo as fast fashion.

    E é sempre importante lembrar que se há um produto é porque há demanda! Então devemos parar para refletir sobre quem será o real vilão nisso tudo, porque ninguém obriga ninguém a comprar o jeans com uma nova lavagem ou a adquirir uma “blusinha” nova.

    Nesse sentido, quando olharmos para o nosso guarda-roupa e pensarmos “vou jogar tudo fora” porque nada mais me representa e “comprar tudo novo” é essencial ponderar para onde vai essa roupa que você comprou e não quer mais.

    É bem mais fácil apontarmos o dedo para o “outro” em vez de olharmos para as nossas atitudes, principalmente quando estamos bem vestidos e na moda.

    Afinal quem não gosta de ter a sensação de que comprou algo novo?! Quem não gosta de sair na rua e ouvir que está bonito ou bonita e na moda?! Então dá mesma forma que você tem toda a responsabilidade por montar esse look lindo, também aceite a responsabilidade de poder ser o vilão.