O título é de Niterói: Viradouro é a campeã do Carnaval do Rio 2020

A escola de samba Unidos do Viradouro é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro de 2020.

Depois de uma apuração emocionante, onde cada décimo fez a diferença no resultado, os critérios de desempate sagraram a escola de Niterói campeã do carnaval após o quesito harmonia.

O enredo “Viradouro de alma lavada”, assinado por Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, levantou a Sapucaí no 1º dia de desfile, as Ganhadeiras de Itapuã, 5ª geração de mulheres lavadeiras de roupa na Lagoa do Abaeté, em Salvador, que trabalharam duro para comprar a alforria são as homenageadas do enredo. A escola trouxe muito ouro e luxo para a avenida.

Um aquário gigante, de 7 mil litros de água mineral, a atleta do nado sincronizado Anna Giulia, como sereia. A comissão de frente “ Velhos areais de nossas ancestrais” teve, pela segunda vez, a assinatura do coreógrafo Alex Neoral, que trouxe as zungueiras-lavadeiras com um tripé grande e dourado.

Com excelência, a Viradouro teve na bateria e no desempenho do samba, na ponta da língua dos integrantes, um grande diferencial. Mestre Ciça no comando da Furacão Vermelho e Branco deu um show de cadência e ritmo trazendo samba com batuque Afoxé da Bahia para a avenida. O andamento perfeito fez o samba levantar a Sapucaí. A bateria trazia um tambor cenográfico com duas rimistas escondidas nele. Em determinado momento do desfile, o tambor se abria e as duas ritmistas eram elevadas.

Próximo sábado, dia 7/3, as seis agremiações primeiras colocadas voltarão à Sapucaí para o desfile das campeãs. Na ordem inversa da premiação desfilam: Mangueira (6ª colocação), Salgueiro (5ª colocação), Beija-flor (4º colocação), Mocidade (3º colocação), Grande Rio (vice-campeã) e Viradouro.

Foto Fernando Grilli – Riotur