Guilherme Schwab suas cores, texturas e sonoridades

Cantor e multi-instrumentista Guilherme Schwab é vencedor do Grammy Latino de melhor álbum de Rock brasileiro, em 2015, pela gravação do disco “Sol-te” com a ex-banda Suricato da qual fez parte. Agora, Guilherme reitera seu talento como autor e intérprete e lança “Tempo dos Sonhos”, álbum com arranjos solares e refrães marcantes, com a personalidade evidente, que marca seu trabalho. Gravado no estúdio Nave 33, e mixado por Moogie Canazio, em Los Angeles, onde Guilherme Schwab aportou para finalizar o projeto.

Do novo álbum, o clipe da música “Vem” foi lançado logo no início da pandemia no Brasil, em 13 de março.

— Por mais que a situação seja muito ruim e a gente sabe que é, pra divulgação do trabalho independente, é um bom momento, porque está todo mundo pendurado na internet e a internet tem uma força muito grande, então para o independente também foi um momento relativamente bacana, porque as pessoas estão mais disponíveis, com mais tempo em casa para poder ver as coisas, então foi um feedback muito bom da música e do clipe também, uma ótima repercussão, contou Guilherme.

Hoje, dia 30 de junho, terça-feira (30), às 17h, Schwab faz uma live especial em parceria com o músico Fábio Lessa, diretor musical da cantora Preta Gil, em prol dos profissionais de cultura da cidade de Niterói, no projeto “Nikity Sunset”. Acompanhado pelo percussionista Junior Moraes, com participação especial de Marcella Albernaz. A apresentação terá transmissão pelo canal oficial do projeto “Nikity Sunset Live”, no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC_ceEtEnkRQ9xqluSfHfcLw

A live Nikity Sunset receberá doações pois trata-se de um projeto preocupado em ajudar aqueles que trabalham com cultura e entretenimento e estão parados por causa da pandemia. Através de um QR code, o público poderá fazer doações, que terão a renda revertida para a aquisição de cestas básicas, distribuídas a músicos, técnicos, roadies, iluminadores, carregadores e demais profissionais envolvidos. Segundo Schwab, também uma ótima oportunidade para sermos solidários.

Nessa live, Guilherme Schwab apresenta músicas que marcaram sua carreira e que gravou para trilhas sonoras de novelas, bem como as inéditas que fazem parte do seu novo álbum “Tempo dos Sonhos”, já disponível em todas as plataformas digitais https://ffm.to/ejzvdor, um trabalho inspirado no aprendizado do instrumento didgeridoo – instrumento musical oriundo dos aborígenes australianos, tocado no Brasil por raros artistas.

— Tenho sempre o friozinho na barriga para as lives, parece que vou entrar num show, o clima é igual, só quando acaba a música é que é diferente, os corações na tela são nossos aplausos, garantiu o artista, que durante este período de isolamento social está produzindo e trabalhando bastante.

— Estou compondo, criando, produzindo e fazendo um monte de coisas paralelas à divulgação do disco. Estou me reinventando como todo músico e todo artista em isolamento social. Estou dando aulas e fazendo lives em casa, fiz um site e me comprometi a doar parte do que ganhei nas lives, um projeto bacana em que pude doar para algumas pessoas neste momento. Foi um processo voluntário fazer as minhas lives pelos meus canais e poder doar e me envolver e participar de outros projetos. É uma corrente, acho que somos só um elo da corrente, a gente dá e recebe, o importante é manter este movimento, afirma Schwab.

Apesar de ser guitarrista e multi-instrumentista, Schwab conta que a composição sempre esteve com ele, desde a adolescência.

— Composição é exercício, tem épocas que se está compondo mais, outras menos, mas o mais importante é a constância. Um amigo certa vez me disse que você tem 365 chances de fazer uma música boa no ano. Se em 365 fizer 10 boas, tá ótimo. A guitarra é meu primeiro instrumento, mas quando vou para outro instrumento abre-se um leque de oportunidades que de repente na guitarra eu não enxergaria. Quando pego um novo instrumento ele me leva para outros caminhos.

E fala mais do seu novo trabalho:

— Este álbum novo tem de tudo, tudo do meu universo. As músicas são produzidas pelo violão, instrumento que conta histórias, fio condutor, mas tem muitos outros instrumentos que vão agregando cores e texturas, sonoridades. E estou muito feliz em estar realizando este novo trabalho, sobretudo o trabalho audiovisual. Os clipes ajudam a contar uma história e a contextualizar e conceituar o trabalho. Fico chateado por ainda não poder levá-lo para a estrada, mas tenho certeza de que um dia poderei fazer isso, mas é a história deste álbum ter sido lançado no meio de uma pandemia, mas espero que ele possa confortar os corações e as pessoas. É um disco para ouvir na estrada, no carro, um disco de elevação, de histórias de amor que deram certo, um disco leve, para curtir, um disco de canções, muita gente esperava de mim um disco de guitarrista, mas não é, é um disco de canções para curtir e estou muito feliz com o resultado e o feedback das pessoas em relação à composição e à sonoridade. Tivemos muito cuidado em como iríamos finalizá-lo, com a masterização. Ele é um conjunto áudio visual, um clipe para cada música. Ainda falta lançar um clipe, porque tem muita coisa acontecendo… então estou segurando um pouco e vou lançar com mais calma, conclui.

Mergulhe no trabalho de Guilherme Schwab e descubra novas sonoridades, além da competência deste grande artista.

Ouça “Tempo dos Sonhos”: https://ffm.to/ejzvdor

Assista aos clipes:

Vem: https://www.youtube.com/watch?v=SrNB54-FTYI

Seu Pra Sempre: https://www.youtube.com/watch?v=Tx_r9zMLKQY

Tocando em Frente: https://www.youtube.com/watch?v=7mRIJCVgC3I

Hora e Lugar: https://www.youtube.com/watch?v=Q2yoMu7YePc

Foto Pedro Marques